Nesta quarta-feira, dia 3 de setembro, a Terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu suspender por três partidas os jogadores Elvis, do Campinense, e Wecquisley, do Santa Cruz. Ambos foram expulsos no duelo entre as duas equipes no dia 6 de agosto, pelo Grupo 19 do Campeonato Brasileiro da Série C.
A advogada do Campinense saiu insatisfeita com o resultado: "Houve muito rigor da Quarta Comissão Disciplinar, principalmente por se tratar de um segundo cartão amarelo. Além disso, foi um lance normal de jogo e o atleta merecia uma pena menor", contestou Dra. Patrícia Saleão, ao site Justicadesportiva.
Os jogadores já cumpriram suspensão automática na terceira rodada da Série C, no dia 10 de agosto. Com a pena, Elvis ficará de fora do confronto com o Salgueiro na próxima rodada, e terá que cumprir outra partida de gancho no próximo Brasileiro que disputar, já que o Santa Cruz não tem chance de seguir na competição. Já Wecquisley ficará de fora da partida contra o Icasa/CE e terá que cumprir mais um jogo na terceira fase, em caso de classificação. Se o Campinense ficar pelo caminho, cumprirá o restante da pena no próximo Brasileiro que disputar.
Entenda o que aconteceu:
De acordo com a súmula da partida, Wecquisley levou o segundo cartão amarelo aos 21 minutos da segunda etapa por ter puxado a camisa do adversário, derrubando-o durante a disputa de bola. Ainda no segundo tempo de jogo, aos 37 minutos Elvis calçou o adversário com o calcanhar, na disputa de bola, recebendo a segunda advertência e em seguida o cartão vermelho.
Wecquisley Campos de Lucena, do Santa Cruz, e Elvis Gustavo Oliveira de Sá, do Campinense, responderam ao artigo 250 (Praticar ato desleal ou inconveniente durante a partida, prova ou equivalente) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê como pena a suspensão de uma a três partidas.
Eliminado, o Santa Cruz, que já pertenceu à elite do Campeonato Brasileiro, vai apenas cumprir tabela no último confronto da segunda fase da Série C, no próximo sábado, dia 6 de setembro, diante do Salgueiro/PE.
Já o Campinense/PB depende apenas de si para seguir na competição. A equipe precisa de uma vitória simples sobre o segundo colocado Icasa/CE. A partida será realizada no próximo dia 6 de setembro, no Estádio Ernani Sátiro, casa do clube paraibano.
Fonte: Justiça Desportiva