A utilização de um suposto atleta irregular pode paralisar o octogonal final da Série C do Campeonato Brasileiro. Por ter incluído, na partida contra o ASA/AL, o atacante Nilson, o Confiança/SE, pode ser denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
O clube alagoano entrou com uma Queixa no STJD nesta segunda-feira, dia 29 de setembro, pedindo para que os sergipanos percam o dobro de pontos conquistados na vitória sobre o Arapiraquense no dia 24 de setembro.
De acordo com o documento, Nilson não teria condições de jogo, pois ele estaria ainda cumprindo a suspensão de 120 dias imposta ao jogador pela Primeira Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva de Alagoas (TJD/AL). O atacante foi julgado em 29 de maio, sendo punido no artigo 253 (Praticar agressão física contra o árbitro ou seus auxiliares, ou contra qualquer outro participante do evento desportivo) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), cuja pena é a suspensão de 120 a 540 dias.
Segundo o relato da Queixa, Jivanilson Lima dos Santos só teria condições de jogo a partir do dia 29 de setembro. Isto significa que Nilson entrou em campo cinco dias antes de ter cumprido a pena. Com isso, o ASA pede para que o Confiança seja denunciado no artigo 214 (Incluir na equipe ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta que não tenha condição legal de participar de partida) do CBJD, cuja pena é a perda do dobro do número de pontos previstos no regulamento da competição para o caso de vitória e multa de R$1mil a R$ 10mil.
A Queixa será analisada pela Procuradoria que poderá ou não formular denúncia contra o clube sergipano. Caso o Confiança vá a julgamento, a Série C pode ser paralisada mais uma vez, já que o Presidente do STJD pode aplicar suspensão preventiva ao Confiança e assim obrigar a CBF a suspender os jogos do Octogonal Final da competição.