Para quem ama e respeita o futebol sergipano

Começou domingo,18/01, mais uma edição do campeonato sergipano de futebol profissional.

Dez times suando a camisa para conquistar o título de campeão sergipano de 2009, além de uma vaga para a Copa do Brasil de 2010 e na série D do futebol nacional ainda este ano. Os dois clubes com as piores campanhas irão amargar a segunda divisão. Só o Confiança tem vaga garantida na série C.

Será que a capital continuará ostentando a condição de campeão ou o interior do estado retomará a taça e a hegemonia do futebol em Sergipe?

Resta torcer e esperar os resultados. Boa Sorte a todos!
Blogão Futebol SE - 100% Futebol Sergipano
Ética, Respeito e Imparcialidade
O BLOG OFICIAL DO NOSSO FUTEBOL

Somos poucos, mas somos loucos .... que o futebol sergipano aconteça !!!!


terça-feira, 9 de setembro de 2008

Balanço Série C

Após pouco mais de dois meses de disputa, o Campeonato Brasileiro da Série C vai afunilando e somente 16 clubes dos 63 que iniciaram a batalha seguem vivos em busca do acesso à Série B.

A Terceirona deste ano é vista como uma das mais importantes da história, tendo em vista a reformulação do calendário do futebol brasileiro, que criou a Série D em 2009. Assim, a Série C do ano que vem será disputada por somente 20 clubes, o que certamente irá valorizar a competição.
Confira o balanço abaixo, sobre tudo que rolou até aqui na Série C:

Números

Decorridos 12 jogos, apenas o surpreendente Ituiutaba-MG ainda não perdeu, tendo conquistado oito vitórias e quatro empates, atingindo incríveis 72% dos pontos. Mas com relação à campanha, ninguém é superior ao Atlético-GO, que somou 29 pontos nas somas das duas fases, de 36 possíveis, o que corresponde a 80% dos pontos.

Corroborando o favoritismo do início da competição, o time goiano tem também o melhor ataque, com 37 gols marcados, o que resulta em média superior a três gols por partida. Não por acaso, o Atlético é dono da maior goleada da Série C, ao massacrar o Itumbiara-GO, por 7 a 1, no último sábado.

Já com relação ao sistrema defensivo, o destaque volta a ser o Ituiutaba-MG, que sofreu somente seis gols em 12 jogos, com média de 0,5 gol sofrido por jogo. Na sequência vem o Guará, que sofreu um gol a mais.

Zebras

No início da competição, clubes como Santa Cruz-PE, Remo-PA, Caxias-RS e América-MG eram apontados como favoritos ao acesso. Porém, todos eles ficaram ao longo do caminho, e somente os dois últimos se mantém na Série C em 2009. Remo e Santa Cruz terão que buscar vaga na Série D nos seus campeonatos estaduais, uma vergonha para quem já disputou a elite nacional.

Os responsáveis pelas eliminações destes clubes foram Salgueiro-PE, Luverdense-MT, Brasil-RS e Duque de Caxias-RJ, que surpreenderam os rivais e seguem com moral na briga. O time mato-grossense foi a maior supresa da última rodada da segunda fase, ao arrancar um empate com o Holanda-AM, em Manaus, e desbancar o favorito Remo, que caiu diante de outro time que tem campanha surpreendente: o Rio Branco-AC.

100%
Aliás, além do sucesso do Luverdense, Mato Grosso classificou também o Mixto-MT, conseguindo classificar 100% dos seus representantes na terceira fase, sendo, ao lado do Acre, os únicos a conquistarem o feito. A diferença é que o Acre conta apenas com o Rio Branco. O bom momento do futebol mato-grossense se deve aos investimentos que vêm sendo realizados nos clubes do estado.

Público

Prova de que torcida não ganha jogo é que os líderes de público deram adeus à competição. O Santa Cruz teve uma média de público de 19.894 torcedores nos jogos em casa, enquanto o Remo levou 13.666 torcedores, em média. Os dois são os líderes no quesito, mas na bola ficaram devendo.

Curiosidades

O que não faltou à Série C foram fatos curiosos. Teve time sendo acordado pelos rivais com rojões, equipe perdendo jogo por W.0, clubes acusados de combinar resultado, equipe perdendo pontos e sendo eliminado no tapetão, jogadores entrand em greve, e muito mais. Mas, sem dúvida, o caso que mais chamou a atenção foi o do zagueiro Rafinha, do Toledo-PR.

O jogador foi banido do esporte devido à declarações insinuando que sua equipe havia combinado o empate em 1 a 1 contra o Marcílio Dias-SC, resultado que classificava as duas equipes para a segunda fase. O STJD julgou os dois times culpados, remarcando o jogo (que teve novo empate) e encerrando precocemente a carreira do jogador, único que foi realmente punido.

Fonte: Futebol Interior