Para quem ama e respeita o futebol sergipano

Começou domingo,18/01, mais uma edição do campeonato sergipano de futebol profissional.

Dez times suando a camisa para conquistar o título de campeão sergipano de 2009, além de uma vaga para a Copa do Brasil de 2010 e na série D do futebol nacional ainda este ano. Os dois clubes com as piores campanhas irão amargar a segunda divisão. Só o Confiança tem vaga garantida na série C.

Será que a capital continuará ostentando a condição de campeão ou o interior do estado retomará a taça e a hegemonia do futebol em Sergipe?

Resta torcer e esperar os resultados. Boa Sorte a todos!
Blogão Futebol SE - 100% Futebol Sergipano
Ética, Respeito e Imparcialidade
O BLOG OFICIAL DO NOSSO FUTEBOL

Somos poucos, mas somos loucos .... que o futebol sergipano aconteça !!!!


sábado, 27 de setembro de 2008

A matemática do acesso


Quem deseja chegar à série B de 2009 deve ter um aproveitamento mínimo de 54,8% dos pontos disputados, ou seja, precisa encerrar sua participação no octagonal final da série C, com pelo menos 23 pontos conquistados.

Não se trata de nenhum estudo matemático, tão pouco de um palpite do Oswald de Souza e sim, da observação do desempenho dos clubes que conquistaram o acesso nos últimos dois anos, ficando em quarto lugar na fase final.

A avaliação acima tem como exemplo, o Barueri em 2006 e ABC em 2007, que conseguiram o acesso com campanhas semelhantes, 7 vitórias, 2 empates e 5 derrotas nos 14 jogos disputados.

Trazendo para nossa realidade, o dragão vem diminuindo seu aproveitamento de pontos conquistados, e se obtiver um empate contra a equipe do Salgueiro, o declínio estará confirmado.

Na primeira fase conseguiu 66,7%, na segunda, conquistou 55,6 % e se for confirmado à condição acima, terminará a terceira fase com nove pontos ganhos, um aproveitamento de 50%, fato que pode ser encarado como preocupante, já que no octagonal não se admite um rendimento inferior aos 54%.

Por outro lado, o avanço de fase proporciona uma disputa mais acirrada e por isso, a queda de rendimento pode ser justificada, além disso, se deixarmos o acompanhamento por fase e buscarmos uma visão macro, o dragão terá um aproveitamento próximo aos 57,5%, o que deixa uma perspectiva positiva.

Então, resta ao representante sergipano fazer uma boa partida neste domingo e carimbar sua classificação, em seguida, realizar uma espécie de analíse swot, para potencializar suas fortalezas e trabalhar para não ser surpreendido por suas fraquezas.

Clique na figura e veja a classificação final do octagonal de 2006/07.