Na base da superação, o Itabuna saiu de um placar adverso no primeiro tempo e arrancou um empate por 2 a 2 nos 45 minutos finais, diante do ASA-AL, na noite desta quarta-feira, no Estádio Luiz Viana Filho, em jogo adiado da primeira rodada do Grupo 20 da Série C do Campeonato Brasileiro.
O resultado mantém o Dragão do Sul na liderança do grupo, com quatro pontos ganhos, vencendo o adversário alagoano no número de gols marcados. Vitória da Conquista e Confiança, que só entram em campo no fnal de semana, somam um ponto, cada.
A primeira etapa foi dominada totalmente pelos visitantes. Repetindo o esquema de três zagueiros, o Itabuna demorou a perceber de que a formação defensiva como mandante na Série C não funciona. Logo aos 7 minutos, o zagueiro Eridon cobrou falta com violência, surpreendeu o goleiro Marcelo Augusto e abriu o marcador para o ASA.
Perdido em campo, o Itabuna buscou de maneira descoordenada o empate, mas sofreu o segundo gol aos 24'. O meia Didira recebeu lançamento em profundidade e tocou na saída do goleiro Marcelo Augusto, para desespero da torcida presente ao Itabunão.
A apreensão do torcedor chegou ao treinador Ferreira, que promoveu duas mudanças ainda na primeira etapa. O meia André Cabeça e o atacante Neto Berola entraram nos lugares do zagueiro Lima e do meia Leandro Ceará, mudando o esquema para o tradicional 4-4-2, e as alterações começaram a surtir efeito na etapa final.
O Itabuna voltou com mais disposição e diminuiu o marcador aos 13 minutos. Após cruzamento na área, a bola desviou no atacante Nena e enganou o goleiro Santos, morrendo no fundo das redes do time de Arapiraca.
Aos 31', após pressionar o adversário durante toda a segunda etapa, o Dragão do Sul chegou ao empate e aliviou o treinador Ferreira. O atacante Jó recebeu passe açucarado e bateu colocado, vencendo o goleiro do ASA.
No próximo domingo, o Itabuna visita o Confiança no Estádio Lourival Batista, em Aracaju, enquanto o ASA-AL encara o Vitória da Conquista, no Estádio Lomanto Junior.
Ficha Técnica
Itabuna (BA) 2 x 2 ASA (AL)
Campeonato Brasileiro – Série C – 2ª Fase – Grupo 20 – 2ª Rodada
Local: Estádio Luis Vieira Júnior (Itabuna-BA)
Árbitro: Manoel Aguiar Moita (CE)
Assistentes:Francisco Carlos Feitosa (CE) e Fraancisco Aquino (CE)
4º árbitro: Marielson Alves da Silva (BA)
Expulsões: Lima (Itabuna)
Gols: Eridon (ASA) 7’ e Didira (ASA) 25’ do 1º tempo; Ricardo (Itabuna) 13’, Jô (Itabuna) 29’ do 2º tempo
Equipes:
Itabuna: Marcelo Augusto, Diego Aragão, Lima, Edson (André Carlos) e Guga; Ricardo, Dudu, Lei e Leandro Cearense (Neto Berola); Jô e Jânio (Celso)
Técnico: José Ferreira
ASA: Santos, Flávio, Eridon, Bruno e Rafinha (Ítalo); Audálio, Coracine, Rogério (Jânio), Didira e Nilson (Ednaldo); Nena
Técnico: José Luis Mauro (Vica)
Fonte: portalfutebolalagoano