sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Ubiraja Veiga no exterior
O técnico Bira Veiga (foto), representado pelo seu procurador Evandro Guimarães, acertou um contrato de dois anos com o clube Mapau S.C, de Trinidad e Tobago, que já conta com outro brasileiro, o auxiliar técnico Fabiano Agrepino.
O treinador ficou cerca de dois anos no Uzbequistão e fez sucesso por lá. Conquistou o Campeonato nacional com o Pahktakor, e foi treinador da Seleção do país nas eliminatórias da Copa do Mundo da França de 1998, além de ter levado o clube e a seleção para as quartas-de-finais da Copa Asiática e dos Jogos Asiáticos da Tailândia.
Além do título conquistado no Uzbequistão, Bira Veiga foi campeão também no Peru. Comandando o Universitário de Lima, conquistou o Campeonato Peruano em 1982. Espera agora fazer sucesso no clube da América Central.
No Brasil, o treinador conquistou muitos títulos e acessos com clubes como: Oeste, Portuguesa Santista, CSA-AL e Sergipe. Além disso, era o treinador do ASA de Arapiraca quando o clube eliminou o Palmeiras de Luxemburgo na Copa do Brasil. Outro feito foi ter se mantido 37 jogos invictos no comando do Sergipe.
Veiga também lançou vários jogadores, alguns com fama internacional: Deco, do Chelsea; Pepe, do Real Madrid; Elder Granja, Adriano Gabiru, Wagner Diniz e Souza, meia do Grêmio.
Fonte e foto: Futebol Interior