Está preso no Departamento de Homicídios da Polícia Civil (DHPP) um dos acusados de envolvimento na morte da estudante Valeska Santos Gomes, que tinha 14 anos e foi baleada em 27 de fevereiro de 2008 no bairro 18 do Forte, zona norte da capital. Jéferson Santos Ramos, 21 anos, foi detido ontem de manhã por agentes da unidade em sua residência no bairro Santos Dumont, também na zona norte. No dia do crime, o acusado foi visto acompanhando José Carlos Santos, o Cacau, apontado como autor dos disparos, que está foragido e já teve sua prisão decretada pelo juízo da 8ª Vara Criminal.
O crime teria ligações com uma rixa envolvendo as duas maiores torcidas organizadas de futebol do Estado. Jéferson e Cacau, integrantes da Trovão Azul, do Confiança, foram até a casa da garota para tentar matar o irmão dela, então membro da Esquadrão Colorado, do Sergipe. O rapaz estava sentado na porta da residência e foi ameaçado. Valeska saiu de casa e colocou-se à frente do irmão para defendê-lo, mas acabou levando um tiro no coração e morreu ao ser socorrida no local.
Segundo o delegado Cristiano Barreto Guimarães, coordenador do DHPP, Jéferson iria responder em liberdade ao processo pela morte da estudante, mas teve sua prisão decretada porque estaria fazendo ameaças de morte à família da vítima. Jéferson levou o José Carlos até o local onde Valeska foi executada e continua ameaçando os familiares dela, dizendo que os mesmos seriam vítimas agora em 2009. Diante desses fatos, nós representamos pela prisão dele e a Justiça nos concedeu, disse.
Na delegacia, Jéferson negou a acusação de que seria co-autor do crime, dizendo que o irmão de Valeska teria tentado esfaquear Cacau na noite do fato e que, após isso, cada um voltou para sua casa. Ele foi pra casa dele e eu fui pra minha, porque morava perto. Quando foi uma meia hora depois, o ´galego´ que ´Cacau´ tentou matar chegou em minha casa me acusando, dizendo que fui eu que levei o cara lá, argumentou ele, dizendo que nunca mais teve contato com o parceiro depois do crime.
Na época, as investigações revelaram que, momentos antes do assassinato, o acusado teria discutido com o irmão da estudante. Os ânimos foram apaziguados e Valeska aconselhou o irmão a ficar em casa. Como o irmão não atendeu ao pedido, a menina teria ficado na porta de casa conversando com amigos. Neste momento, os dois acusados voltaram armados em uma bicicleta e cometeram o crime. Jéferson ficará preso na carceragem do DHPP, aguardando decisão da Justiça.
Fonte: Gabriel Damásio