Para quem ama e respeita o futebol sergipano

Começou domingo,18/01, mais uma edição do campeonato sergipano de futebol profissional.

Dez times suando a camisa para conquistar o título de campeão sergipano de 2009, além de uma vaga para a Copa do Brasil de 2010 e na série D do futebol nacional ainda este ano. Os dois clubes com as piores campanhas irão amargar a segunda divisão. Só o Confiança tem vaga garantida na série C.

Será que a capital continuará ostentando a condição de campeão ou o interior do estado retomará a taça e a hegemonia do futebol em Sergipe?

Resta torcer e esperar os resultados. Boa Sorte a todos!
Blogão Futebol SE - 100% Futebol Sergipano
Ética, Respeito e Imparcialidade
O BLOG OFICIAL DO NOSSO FUTEBOL

Somos poucos, mas somos loucos .... que o futebol sergipano aconteça !!!!


sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Parabéns Cotinguiba!!


Fundado em 10/10/1909, o Cotinguiba Esporte Clube completa 99 anos nesta sexta feira, uma data que nos faz lembrar os feitos deste querido clube, que em 1918, conquistou o título de primeiro campeão sergipano de futebol, algo que foi repetido por mais cinco vezes (1920, 1923, 1936, 1942, 1952) e que agora se multiplica nas categorias sub 16, 17 e 18.

Também chamado de tubarão da praia, o Cotinguiba se aproxima do seu centenário passando por muitas dificuldades, algo que pode ser ilustrado pela situação de seu futebol profissional, que sem nenhuma estrutura financeira e física (local para treinamento), realizou uma péssima campanha na segunda divisão do nosso futebol.
Hoje, o clube continua vivo devido ao trabalho abnegado do seu presidente, Wellington Dantas Mangueira Marques e sua esposa, Gerísula Alcântara de Morais, vice presidente, além de velhos conhecidos e ícones do futebol sergipano, como Sr. Hélio Pacheco, treinador de futebol e descobridor de novos talentos e o eterno xerife Nilson Brás, que atualmente mora na sede do clube, localizada na Av. Augusto Maynard, 13, Bairro São José, em Aracaju.
O mandato da atual diretoria executiva se encerra em 17/03/2009.

Por tudo que representa o Cotinguiba Esporte Clube, só nos resta parabenizá-lo e em nome do futebol sergipano, torcer para que dias melhores sirva como pano de fundo para cotidiano do tubarão da praia.

Saiba um pouco da história deste tradicional clube sergipano

Com o nascimento do Cotinguiba Esporte Clube a vida sócio- esportiva sergipana começa a se organizar. Sensível aos anseios da gente sergipana, um valioso grupo de intelectuais e desportistas deu início às demarches para a criação da agremiação. A data oficial de fundação é 10 de outubro de 1909. Na ocasião lá estavam os mais autênticos representantes das famílias Franco, Leite, Rollemberg, Garcez e Vasconcelos. Seus primeiros sócios e dirigentes. Era, pois, um clube elitista. Criado e dirigido pelo ‘high-society”.Nasceu onde ainda hoje vive. Tomou o nome de Cotinguiba em homenagem ao rio que nos separa da Barra dos Coqueiros.Depois o rio mudou de nome nesta região e passou a se chamar Rio Sergipe, de acordo com determinação emanada do Poder Legislativo.Começou com o remo e, já no ano seguinte, arrebatava, triunfal-mente, a primeira colocação do 1 campeonato oficial de remo.

Em 1910, o Cotinguiba já era campeão de voleibol. O primeiro Presidente do “Decano da fundição” foi Mário Passes.

Na década de 40, o Cotinguiba encontra seu ponto culminante na administração de Clóvis Cardoso quando, assessorado por Altanesche, homem que modificou o cenário arquitetônico de Aracaju, realizou consideráveis reformas na sua sede, surgindo a feição mediterrânea que até hoje possui, apesar da rebeldia de algumas reformas que ali foram realizadas em outras gestões.É cognominado “O Palácio Alvi-Azulino da avenida Augusto Maynard”.
Além de ser conhecido como “O Decano da Fundição”, é também chamado pela imprensa especializada, desde 1976, de “O Tubarão da Praia”. Um verdadeiro pioneiro. Foi o primeiro campeão de Remo, Futebol, Voleibol, Basquetebol, Pedestrianismo e Natação. No ocaso da década de 50 surgiu em nossa Capital o Futebol de Salão. O Cotinguiba, juntamente com a Associação Atlética de Sergipe, lutou e conseguiu fundar a Federação de Futebol de Salão. Realizado o primeiro campeonato da modalidade, o Cotinguiba foi, como bom pioneiro, o campeão.

A gente cotinguibense guarda com amor e orgulho, nomes como Adolfo Rollemberg, Dinho Melo, Antonio Mesquita, Luciano Sobral, Bessinha, Amando Fontes, Herman Centuurion, Josué Cunha, Antonio Franco, Edmo Sampaio e outros heróis.
Após alguns anos de menos euforia, o Cotinguiba voltou a brilhar pelas mãos dinâmicas, ágeis e corajosas de Cássio Barreto e Wellington Mangueira. Alguns destaques: Percy Donald, Conradinho, Alagoano, Zeca das Pamonhas, Zé Grilo, Lúcio Mota, Labodi, Ney Dessa, Raymundo Luiz.