A quarta e última fase do Campeonato Brasileiro da Série C começa neste sábado, com quatro jogos. A partida entre Confiança-SE e Duque de Caxias-RJ esteve ameaçada de não acontecer, devido ao julgamento do clube sergipano no STJD, mas, com a absolvição da equipe, a competição segue normalmente.
Nesta fase decisiva, os oito clubes que sobreviveram às três fases anteriores se enfrentam em turno e returno, e os quatro melhores garantem o acesso à Série B. Curiosamente, não há dois times do mesmo estado, o que faz com que oito federações estarão representadas.
Bugre quer começar com o pé direito
Depois de um começo irregular, o Guarani vem crescendo de produção e chega à fase final com moral, além do fato de ser único time que já conquistou as Séries A e B. O Bugre inicia a caminhada no octogonal contra o Águia-PA, em Belém, às 16 horas deste sábado.
Mas é certo que o time campineiro não terá vida fácil na estréia. O Águia tem uma equipe que chegou de mansinho e, após eliminar os rivais Remo e Paysandu, alcançou o respeito dos adversários. Contra ele, porém, pesa o fato de ter que jogar em Belém, distante quase 600 km de Marabá, cidade sede do Azulão. Isso porque seu estádio, o Zinho de Oliveira, não possui capacidade de pelo menos 10 mil pessoas.
Favorito, Atlético busca somar pontos
Ao lado do Guarani, o maior favorito para conquistar o acesso é o Atlético-GO, clube que detém a melhor campanha entre todos os participantes, além de ter o melhor ataque, com 49 gols. O time goiano começa a fase final fora de casa, contra o Campinense-PB, às 16 horas.
A classificação do Campinense foi dramática, com uma vitória fora de casa sobre o até então líder do grupo, o ASA. Agora, o time paraibano ganhou ainda mais confiança, e busca o acesso para apagar a lembrança de 2003, quando a classificação para a Série B escapou entre os dedos.
Estrelão chega forte!
Uma das maiores surpresas da competição é o Rio Branco-AC, que estréia contra o Brasil-RS, em Pelotas, às 19 horas. Com um futebol ofensivo e comandado pelo jovem técnico Pedrinho Rocha, a equipe acreana fez a terceira melhor campanha de todo o campeonato. O acesso é algo real.
Mas o Estrelão pode se preparar para encontrar um caldeirão em Pelotas. A torcida do Brasil costuma comparecer em massa ao estádio Bento Freitas e joga junto com o time. Além disso, a equipe conta com jogadores experientes e rodados, sendo um forte candidato ao acesso.
Confiança estréia aliviado
Com a absolvição no julgamento desta sexta-feira, no STJD, o Confiança-SE poderá estrear na fase final contra o Duque de Caxias-RJ, às 15 horas, em Volta Redonda, com a cabeça voltada exclusivamente para as quatro linhas. Comandando pelo técnico Maurício Simões, especialista em acessos, a equipe sergipana corre por fora em busca de uma das quatro vagas para a Série B.
Já o time carioca superou times favoritos nas fases anteriores, como América-MG, Paulista e Guaratinguetá, e deixou de ser um azarão para se tornar uma equipe respeitada. Resta saber como o clube se comportará jogando fora do estádio Romário de Souza Farias, o Marrentão.
Confira a 1ª rodada do octogonal final da Série C:
Sábado
15 horas
Duque de Caxias-RJ x Confiança-SE
16 horas
Águia-PA x Guarani
Campinense-PB x Atlético-GO
19 horas
Brasil-RS x Rio Branco-AC
Fonte: futebol interior