O Atlético chegou a sexta vitória consecutiva na fase final da Série C do Campeonato Brasileiro. A vítima desta rodada foi o Rio Branco-AC, que conheceu o poder do Dragão em casa, ao ser derrotado por 5 a 0. Em 14 jogos, são 14 vitórias atuando em Goiânia. O resultado coloca o Rubro-Negro praticamente garantido na Série B de 2009, já que o time somou 21 pontos e ainda terá mais 15 em disputa.
O jogo
Mais uma vez o Dragão fez a festa do torcedor, que compareceu em bom número no Serra Dourada. O time atleticano aproveitou a postura do Rio Branco, que tentou jogar de igual para igual no Serra Dourada. Com isso, o jogo ficou aberto e as duas equipes chegavam com perigo ao ataque.
Mas, a supremacia física, tática e técnica do Atlético ficou evidente a partir dos 18 minutos da primeira etapa, quando Weslley bateu escanteio pela direita. O capitão Jairo, único zagueiro que ainda não havia marcado gol na Série C, subiu sozinho e cabeceou como manda o figurino, para baixo, sem chances para a defesa do time acreano.
Aos 34 minutos o Dragão mostrou mais uma arma. Novamente em bola parada, desta vez em cobrança de falta próximo a área, Weslley colocou em prática uma jogada bastante treinada nas atividades da semana. O meia rolou para Juninho que saiu de trás da barreira e ficou frente a frente com o goleiro Ronaldo. O camisa 11 chutou forte e goleiro do Rio Branco fez excelente defesa, mas Marcão, muito bem posicionado, se jogou em direção a bola, que bateu no joelho do artilheiro para entrar nas redes.
Marcão chegou ao 24º gol na Série C e é o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro, nas três divisões. O feito é ainda mais impressionante, pois o goleador atleticano disputou menos jogos que os concorrentes das Séries A e B. Marcão soma ainda 35 gols na temporada e está cinco atrás de Kleber Pereira, líder do ranking de artilheiros de 2009.
A chuva que caiu no intervalo não esfriou os ânimos do time atleticano. Aos 18 minutos, Anaílson, que entrou no segundo tempo, no lugar de Lindomar, tocou para Juninho. O atacante rolou para trás, de onde Róbston chegou batendo para ampliar o marcador.
Mas, apesar de ter feito um belo gol, Róbston guardou parte de seu repertório para os 25 minutos da etapa final. O volante que se destaca pela liderança no elenco e pela ofensividade, fez excelente jogada individual e marcou um golaço. O camisa sete arrancou do meio campo, passou a bola entre as pernas do zagueiro Marquinhos e deslocou o goleiro Ronaldo com um chute no cantinho, para fazer 4 a 0.
Muito bem fisicamente, o Atlético continuou com o domínio do jogo e criou diversas oportunidades de gol. O Rio Branco, mesmo cansado, não desanimou e também deu trabalho para o goleiro Márcio, que fez três grandes defesas.
Aos 32, Weslley e Anaílson tabelaram pela direita. Desta tabela surgiu o passe para dentro da área. André Leonel, que substituiu Marcão, dominou e marcou seu terceiro gol na competição, o segundo nos últimos dois jogos.
O Atlético chegou a 21 pontos na fase final da Série C do Campeonato Brasileiro e abriu vantagem de nove pontos para o segundo colocado, Águia, que joga neste domingo e pode diminuir a vantagem atleticana. Com a pontuação conquistada, alguns matemáticos já garantem o acesso à Série B. Porém, no Dragão, o pensamento é de conquistar pelo menos mais uma vitória para não perder a vaga.
Programação
A reapresentação do elenco atleticano está marcada para segunda-feira, às 16 horas, no Centro de Treinamentos do Setor Urias Magalhães, onde haverá um trabalho de reforço muscular.
Na terça pela manhã é folga e no segundo período haverá o coletivo apronto. Em seguida, os jogadores entram em regime de concentração.
Na quarta feira o time viaja para Aracaju às 06 h e por enquanto, não há previsão de treinamento em nossa capital.
Além do jogo contra o Confiança, o Dragão goiano encerra a semana jogando contra o Duque de Caxias, em Volta Redonda, no próximo domingo.