quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Atlético-GO vence o Confiança e carimba a classificação
A torcida do Confiança encheu o estádio, acreditou no time, mas, ao final dos 90 minutos, o time goiano saiu vencedor e garantiu a primeira vaga na segunda divisão do futebol brasileiro.
O resultado deixou o time sergipano na penúltima colocação e a partir de agora, a equipe precisa vencer as quatro partidas que lhe resta para chegar à série B.
O primeiro tempo foi marcado pelo domínio do time comandado pelo técnico Maurício Simões, precisando da vitória, o Confiança tentava empurrar o adversário para seu campo de defesa, entretanto, até os quinze primeiros minutos, o Atlético usava o toque de primeira e a velocidade do atacante Juninho para trazer perigo ao gol de Fábio.
Após os 20 minutos, o time proletário passou a dominar totalmente a partida, entretanto, repetia o pecado de perder vários gols. Foram pelo menos três situações que poderiam se transformar no primeiro gol.
Aos 30, o atacante Da Silva recebeu a bola pelo lado direito e a levou até a linha de fundo, encarou o adversário e ao invadir a área foi derrubado, o árbitro Héber Roberto Lopes marcou acertadamente a penalidade máxima.
O atacante Cristiano Alagoano se encarregou da cobrança e fez o primeiro e único gol do Confiança.
Dois minutos depois, o Confiança rouba a bola pelo lado esquerdo, e outra vez o atacante Da Silva encara a marcação, invade área e sofre a falta, dessa vez, o árbitro paranaense deixa de marcar a penalidade máxima.
Com a vantagem no placar, o time sergipano diminuiu o ritmo e esperou pelo término da primeira etapa.
No segundo tempo, a torcida do Confiança esperava ver um time aguerrido e que sufocasse o adversário, entretanto, esse panorama foi demonstrado pelo adversário.
O técnico Mauro Fernandes promoveu alterações que deixou o time bastante ofensivo, a exemplo da saída do meia Lindomar e a entrada do habilidoso e veloz Anaílson, enquanto isso, o treinador proletário trocou o atacante Nilson pelo meia Alisson, uma substituição que tirou a referência ofensiva do time e contribuiu para que o dragão goiano adiantasse sua marcação e empurrasse o time sergipano para seu campo de defesa.
Ciente da fragilidade da marcação do meio campo do Confiança, Mauro Fernandes trocou Marcão por André Leonel, uma substituição que deu mais mobilidade ao ataque rubro negro e que conseqüentemente fazia a defesa do time proletário deixar brechas para a penetração adversária, tanto que, o goleiro Fábio passou a realizar defesas importantíssimas para a manutenção resultado.
Nesse momento, o meio campo proletário nem marcava e nem criava, o meia Alcimar continuava sumido na partida, o atacante Da Silva não tinha "gás" para puxar o contra ataque e o atacante Cristiano Alagoano brigava solitariamente contra a linha de defesa goiana.
De tanto pressionar, o Atlético foi recompensado aos 32 minutos do segundo tempo, após escanteio, o zagueiro Gil aproveitou a bola que sobrou na entrada da área e chutou contra o gol proletário, a bola desviou em Robinho e enganou Fábio. Era o gol de empate.
Sem condições físicas, tática e psicológica para promover uma reação, o Confiança via o meia Anailson (sem nenhuma marcação individual) chamar o jogo pra si e municiar constantemente os jogadores do setor ofensivo, e numa dessas descidas, o atacante André Leonel escorou o cruzamento de cabeça e achou o atacante Juninho livre de marcação para decretar o segundo gol goiano, a vitória e a classificação para série B aos 40 minutos.
Daí em diante, a torcida intensificou o seu protesto e viu o Confiança perder a invencibilidade de treze jogos dentro do batistão, fruto da incompetência de seu elenco, do cansaço e principalmente do nó tático que o técnico Mauro Fernandes promoveu.
Na próxima rodada, o Confiança enfrenta o Campinense no estádio Amigão e não poderá contar com o zagueiro Bira, os meias Alisson e Juninho Petrolina e o atacante Da Silva, todos irão cumprir suspensão automática, além disso, Taílson continua entregue ao departamento médico e ainda é dúvida. Em contra partida, o zagueiro Valdson está liberado após cumprir suspensão automática na partida desta quinta feira.
O árbitro desse duelo será o aspirante da FIFA Giulliano Bozzano, que será auxiliado pelos pernambucanos Jossemmar José Diniz Moutinho e José Pedro Wanderlei da Silva, o quarto árbitro será o paraibano José Renato Albuquerque Soares.
O time viaja para Campina Grande na manhã desta sexta feira.
Confiança 1 x 2 Atlético-GO
Gols: Cristiano Alagoano (Conf), Gil (Atl) e Juninho (Atl)
Renda: R$ 83700,00 – Público: 9437 pagantes.