A substancia isometepteno encontrada na urina de Márcio Alemão é o principio básico de alguns medicamentos contra dor de cabeça e enxaquecas. Embora não seja responsável por um melhor desempenho do atleta, o isometepteno faz parte da lista de substâncias proibidas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).
O isometepteno é um vasoconstritor, que ajuda a melhorar de uma dor de cabeça. Mas também pode aparecer no corpo de um atleta como resultado da ingestão de um estimulante.
No caso de Wilson Surubim, a substância encontrada na urina do atleta foi a prednisolona, também conhecida comercialmente como Predsin ou Rinisone, o Fosfato sódico de prednisolona é um corticóide sintético que possui potente ação antiinflamatória, anti-reumática e antialérgica.
O medicamento pode ser usado tanto em adultos, com doses variáveis entre os 5 a 60 mg diários, como em crianças, e a dose pediátrica inicial pode variar de 0,14 a 2 mg/kg de peso por dia, ou de 4 a 60 mg por metro quadrado de superfície corporal por dia.
É indicado para o tratamento de doenças endócrinas, osteoarticulares e osteomusculares, reumáticas, do colágeno, dermatológicas, alérgicas, oftálmicas, respiratórias, hematológicas, neoplásicas, e outras, que respondam à terapia com corticosteróides.
A prednisolona também está na listas das drogas proibidas pelo departamento anti-dopagem da Fifa e da CBF entre as consideradas proibidas.