Para quem ama e respeita o futebol sergipano

Começou domingo,18/01, mais uma edição do campeonato sergipano de futebol profissional.

Dez times suando a camisa para conquistar o título de campeão sergipano de 2009, além de uma vaga para a Copa do Brasil de 2010 e na série D do futebol nacional ainda este ano. Os dois clubes com as piores campanhas irão amargar a segunda divisão. Só o Confiança tem vaga garantida na série C.

Será que a capital continuará ostentando a condição de campeão ou o interior do estado retomará a taça e a hegemonia do futebol em Sergipe?

Resta torcer e esperar os resultados. Boa Sorte a todos!
Blogão Futebol SE - 100% Futebol Sergipano
Ética, Respeito e Imparcialidade
O BLOG OFICIAL DO NOSSO FUTEBOL

Somos poucos, mas somos loucos .... que o futebol sergipano aconteça !!!!


quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Isometepteno e o prednisolona

A substancia isometepteno encontrada na urina de Márcio Alemão é o principio básico de alguns medicamentos contra dor de cabeça e enxaquecas. Embora não seja responsável por um melhor desempenho do atleta, o isometepteno faz parte da lista de substâncias proibidas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).
O isometepteno é um vasoconstritor, que ajuda a melhorar de uma dor de cabeça. Mas também pode aparecer no corpo de um atleta como resultado da ingestão de um estimulante.

No caso de Wilson Surubim, a substância encontrada na urina do atleta foi a prednisolona, também conhecida comercialmente como Predsin ou Rinisone, o Fosfato sódico de prednisolona é um corticóide sintético que possui potente ação antiinflamatória, anti-reumática e antialérgica.

O medicamento pode ser usado tanto em adultos, com doses variáveis entre os 5 a 60 mg diários, como em crianças, e a dose pediátrica inicial pode variar de 0,14 a 2 mg/kg de peso por dia, ou de 4 a 60 mg por metro quadrado de superfície corporal por dia.

É indicado para o tratamento de doenças endócrinas, osteoarticulares e osteomusculares, reumáticas, do colágeno, dermatológicas, alérgicas, oftálmicas, respiratórias, hematológicas, neoplásicas, e outras, que respondam à terapia com corticosteróides.

A prednisolona também está na listas das drogas proibidas pelo departamento anti-dopagem da Fifa e da CBF entre as consideradas proibidas.