Para quem ama e respeita o futebol sergipano

Começou domingo,18/01, mais uma edição do campeonato sergipano de futebol profissional.

Dez times suando a camisa para conquistar o título de campeão sergipano de 2009, além de uma vaga para a Copa do Brasil de 2010 e na série D do futebol nacional ainda este ano. Os dois clubes com as piores campanhas irão amargar a segunda divisão. Só o Confiança tem vaga garantida na série C.

Será que a capital continuará ostentando a condição de campeão ou o interior do estado retomará a taça e a hegemonia do futebol em Sergipe?

Resta torcer e esperar os resultados. Boa Sorte a todos!
Blogão Futebol SE - 100% Futebol Sergipano
Ética, Respeito e Imparcialidade
O BLOG OFICIAL DO NOSSO FUTEBOL

Somos poucos, mas somos loucos .... que o futebol sergipano aconteça !!!!


quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Reforma no estádio Pres. Medici

A Secretaria Estadual de Esporte e Lazer já confirmou que o estádio Presidente Médici sofrerá reformas a partir do dia 6.

Não foi divulgada a amplitude dessa reforma, por isso, a disputa da partida entre Itabaiana x Atlético Mineiro pela Copa do Brasil ainda não está confirmada para a maior praça esportiva de Itabaiana, entretanto, não haverá problema quanto ao clássico contra o Sergipe pela primeira rodada do campeonato sergipano 2009.

Mesmo assim, a direção do tricolor e os administradores do estádio continuam otimistas quanto à disputa da partida pela Copa do Brasil em Itabaiana e farão o possível para que as exigências da CBF sejam atendidas até o dia 16 de janeiro, data em que órgão que comanda o futebol brasileiro divulga um novo laudo sobre as condições do estádio.

A versão do Sergipe para o caso Da Silva


Em entrevista concedida ao radialista Ivanilson Martins, da rádio jornal de Aracaju, o gerente de futebol do Clube Sportivo Sergipe, Roberto Arcieri, afirmou que o atacante Da Silva, anunciado como jogador da Associação Desportiva Confiança por mais um ano, esteve na capital sergipana no dia 22 de dezembro e assinou um pré contrato com o time colorado, na oportunidade, o jogador recebeu oito mil reais referente ao pagamento do mês de janeiro.

O dirigente afirma também, que além do pré contrato, o melhor jogador do campeonato sergipano de 2008 assinou um recibo que evidencia o recebimento do adiantamento.

Segundo Arcieri, o acerto aconteceu quando o atacante ligou para o técnico Maurício Simões e se colocou à disposição para atuar no clube que completa 100 anos em 2009, a partir daí, o gerente de futebol do Sergipe e os procuradores do atleta Adison Gomes e José Augusto chegaram ao denominador comum e bateram o martelo para a transferência do atacante para o estádio João Hora de Oliveira.

Pelo pré contrato, Da Silva seria emprestado ao Sergipe até o dia 15 de maio e receberia oito mil reais mensais.

Demonstrando bastante irritação, o gerente de futebol do Sergipe lamentou a atitude do atleta em acertar com o Sergipe e ser anunciado pelo Confiança, por isso, ele não é de acordo que o time rubro tenha o jogador no seu elenco, mas, ressaltou que a decisão do que será feito a partir de agora está nas mãos do presidente Antônio Soares da Mota e demais diretores.

Por outro lado, a diretoria executiva do Confiança divulga que o filho do empresário de Da Silva, estará em Aracaju na próxima segunda feira, 05, para trazer o termo liberatório do atleta. Com esse documento, o time do bairro industrial poderá dar entrada na prorrogação do empréstimo do atacante junto ao Treze-PB.

De primeira !! Raio X dos adversários do Sergipe na Copa São Paulo



Com exclusividade, o Blogão Futebol SE disponibiliza informações interessantes sobre os adversários do Sergipe na 40º Copa São Paulo de Juniores.

Rio Branco/SP

Fundação: 04/08/1913

Retrospecto:

Participações: 6
Títulos conquistados: Nenhum
Campanha em 2008: Vice-campeão
Melhor colocação obtida: Vice-campeão em 2008

Curiosidades:

O time inscreveu 30 jogadores para o campeonato 2009.
Vários jogadores que participaram da campanha vice-campeã em 2008 foram para grandes clubes do país, como os meias Danilo e Felipe, que foram para o Palmeiras, o lateral-esquerdo Denis, para o Internacional (RS), e o atacante Índio, para o Santos.

O clube revelou ainda jogadores como Mineiro (São Paulo, Hertha Berlin, Seleção Brasileira), Zinha (Seleção do México), Marcos Senna (Corinthians, Vila Real-ESP, Seleção da Espanha), Souza (Corinthians, São Paulo, Seleção Brasileira), Sandro Hiroshi (São Paulo) e Flávio Conceição (Palmeiras, La Coruña-ESP, Seleção Brasileira).

Juventus/SP

Fundação: 20/04/1924

Retrospecto:

Participações: 38
Títulos conquistados: 1
Campanha em 2008: Eliminado na primeira fase
Melhor colocação obtida: Campeão em 1985

Curiosidades:

O time inscreveu 30 jogadores para o campeonato 2009.

Alguns dos craques revelados pelo Juventus foram Luisão, que atuou na Seleção Brasileira e em clubes internacionais como o Benfica; Alex, atual zagueiro do time inglês Chelsea; Betinho, que jogou pela Inter de Milão e Alex Alves, artilheiro da Série B do Campeonato Brasileiro de 2003, atuando pelo Juventude (RS).

O cantor e compositor Chico Buarque chegou a fazer testes no Juventus para participar da equipe de juniores, mas não foi aceito e abandonou o futebol.

Após passar por diversas mudanças e alguns acidentes, os arquivos do Juventus sobre a Copa São Paulo de 1969 até 2003 foram danificados. A direção do clube ainda lamenta a perda de arquivos históricos importantes, como fichas de inscrições de jogadores que brilharam na competição.

Embora só tenha conquistado um título da Copinha, em 1985, o Juventus disputou mais três finais, duas delas em anos consecutivos, em 1989 e 1990, sendo eliminado por times cariocas.

Atlético/MG

Fundação: 25/03/1908

Retrospecto:

Participações: 35
Títulos conquistados: 3
Campanha em 2008: Eliminado na primeira fase
Melhor colocação obtida: Campeão em 1975,76 e 83.

Curiosidades:

O time inscreveu 30 jogadores para o campeonato 2009.

As duas finais consecutivas vencidas pelo Atlético Mineiro, em 1975 e 1976, foram disputadas contra o Corinthians. Esta é uma das únicas finais que se repetem ao longo da história da Copinha. Além do Atlético Mineiro, apenas Corinthians e Ponte Preta conquistaram títulos consecutivos.

Na edição de 1972 da Copa São Paulo, o clube não chegou à final, mas o volante Toninho Cerezo, na época com apenas 15 anos, foi eleito a grande revelação do campeonato. Em 24 anos de carreira, o jogador conquistou sete Campeonatos Mineiros pelo Atlético, um Campeonato Italiano pela Sampdoria, um Campeonato Paulista, duas Copas Libertadores e dois Campeonatos Mundiais pelo São Paulo.

Grande parte dos jogadores que disputaram as duas últimas edições da Copinha compõe o atual elenco do futebol profissional, como Alex, Genalvo, Juninho, Paulinho, Kim, Michel, Levi, Renato, Rafael Lopes e Quirino.

Clube Sportivo Sergipe

Fundação: 17/10/1909

Retrospecto:

Participações: 5
Títulos conquistados: Nenhum
Campanha em 2008: Não Participou
Melhor colocação obtida: Eliminado na primeira fase

Curiosidades:

O time inscreveu 28 jogadores para o campeonato 2009.

A participação do Club Sportivo Sergipe em 1990 foi a primeira de um time do estado na Copa São Paulo. O clube, que em 2009 jogará a Copinha pela sexta vez em sua história, é o sergipano com maior número de presença no torneio, seguido de Confiança, Itabaiana (duas cada), Vasco, Lagartense, Guarany e Olímpico Pirambu (uma cada).

O time foi fundado, em 1909, uma semana depois de um clube chamado Cotingüiba – alguns fundadores deste clube, insatisfeitos com o nome e as cores azul e branco da equipe, resolveram criar um novo time, cujas cores eram vermelho e branco, dando origem ao Club Sportivo Sergipe.

Com 32 títulos sergipanos, o clube é o maior campeão do Estado, tendo conquistado um hexacampeonato entre os anos de 1991 e 1996.
Arbitragem para o primeiro jogo do Sergipe
Jogo:23 - Rio Branco X Sergipe
Data: 05/01/2009 Horário: 18:30
Estádio: Dr. Décio Vitta
Cidade: Americana
Arbitro : Leandro Bizzio Marinho - SP
Arbitro Assist 1 : Adailton Alberto de Souza - SP
Arbitro Assist 2 : Sergio Cardoso dos Santos - SP
Quarto Arbitro : Rodrigo Aparecido Barreto - SP

Noticia dos tricolores sergipanos

América

Com um treino com bola na manhã de ontem, o América de Própria encerrou as atividades no ano de 2008.
O técnico Ribeiro Neto avalia a pré-temporada como positiva e comanda o inicio dos trabalhos em 2009 a partir da próxima sexta feira.

Itabaiana

No tricolor da serra, o nome do atacante Gil Bala, ex- América de Própria vem sendo vinculado e pode ser uma novidade no Itabaiana. O atacante tem 35 anos e não vem sendo aproveitado no Mesquita/RJ.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Atacante Da Silva: Dirigente proletário nega pré contratato com rival

Numa entrevista exclusiva ao repórter Alexandre Guimarães, o vice-presidente do Confiança, Luiz Roberto, confirmou a renovação do contrato com o atacante Da Silva com a equipe proletária por mais um ano. O dirigente disse desconhecer a figura do pré-contrato e ressaltou o que existe no futebol brasileiro é contrato e o jogador assinou um contrato de um ano, onde durante esse período vai disputar o Campeonato Estadual, Copa do Brasil e a Série C do Campeonato Brasileiro.
Luiz Roberto informou ainda que Da Silva recebeu o mês de janeiro adiantado e em seguida retornou para a cidade de Petrolina, interior de Pernambuco. O jogador será apresentado a imprensa no dia dois de janeiro, ás 16 horas, no Estádio Sabino Ribeiro. “Da Silva deixou bem claro que gostaria de jogar no Confiança e não no Sergipe e isso acontecesse preferia se transferir no Itumbiara”, disse o vice-presidente, acrescentando que o atleta disse ainda que não foi procurado pelo Sergipe e tampouco assinou contrato ou pré-contrato com o time rubro.

O vice-presidente garantiu que Da Silva estará presente no Dragão em 2009 e ressaltou que o empresário Luiz Augusto percebeu que o atleta gostaria de jogar no Confiança e se fosse para o Sergipe seria de má vontade. “ É bom que se diga que Da Silva ainda tinha contrato com o Confiança, portanto, ele era atleta do Dragão, o que aconteceu é que ele apenas acaba de renovar o seu contrato conosco”, finalizou Luiz Alberto.
Por Barroso Guimarães

Drible no Sergipe? Ciel Baiano é anunciado em outro clube

Anunciado pela diretoria do Sergipe como primeiro reforço para a temporada 2009, o atacante Ciel Baiano, é aguardado no estádio João Hora de Oliveira desde o último dia 15 de dezembro, mas, conforme informações da imprensa baiana, o jogador deverá se apresentar ao Madre de Deus no dia 02 de janeiro.

Para piorar a situação, o jogador fará a dupla de ataque no caçula da série A1 baiana, com Renivaldo Pereira de Jesus, mais conhecido como Pena, 34 anos, que já atuou na Associação Desportiva Confiança.

Da Silva é do Confiança !!!!


Sem especular !! A diretoria executiva da Associação Desportiva Confiança anunciou que o atacante Da Silva fará parte do elenco proletário na temporada 2009. O atacante de 24 anos, renovou o contrato por mais um ano.

Segundo o presidente do Confiança, Milton Dantas, tudo terminou num final feliz. “O Da Silva assinou contrato com o Dragão por mais um ano. Resolvemos todas as bases salariais com o atleta e pagamos ao Treze, da Paraíba, clube pelo qual pertencem os direitos federativos do jogador. Diretoria Proletária, Comissão Técnica, torcedores e patrocinadores ficaram satisfeitos. Afinal, Da Silva é um grande jogador”, explicou feliz, Dantas.

“Da Silva foi eleito pela imprensa sergipana como o craque do ano, em 2008. Ele tem condições de jogar em qualquer equipe do Nordeste. Se tivéssemos perdido o atleta para o maior rival, o Sergipe, já saíamos perdendo por 1 a 0. Com mais esta aquisição, já estamos pensando em um projeto para o futuro. Todos sabem que este ano, disputaremos o Brasileiro da Série C e vamos precisar muito do jogador”, afirmou Milton Dantas.

O vice-presidente do Confiança, Luiz Roberto, ressaltou a importância de Da Silva para o grupo. “O atleta fez um excelente Campeonato Sergipano e ainda foi um grande destaque do Confiança, na Série C do Brasileiro. Além disso, durante o tempo que passou no Dragão, nunca deu problema para a Diretoria e, por isso, vai ser importante para nossos planos, em 2009”, comentou Roberto.

Como não poderia ser diferente, o treinador Luiz Carlos Cruz também externava a alegria de ter Da Silva no grupo. “Sei do potencial do atleta. Não poderíamos deixar de tê-lo no elenco para 2009. Ele veio para se somar no grande elenco que, tenho hoje, no Confiança”, finalizou Cruz.

São Domingos enfrenta o Hulk


Conforme informação da diretoria do Coruripe, o time alagoano disputará dois amistosos contra o São Domingos.

O Coelho do agreste sergipano recebe o Hulk alagoano no dia 04 de janeiro, no estádio Arnaldo Oliveira, em São Domingos. No dia 11, domingo, o time alagoano recebe a visita da equipe comandada pelo treinador Elenilson Silva.

A equipe sergipana se reforçou com jogadores oriundos da equipe do Itabaiana, a exemplo do habilidoso atacante Diego, além de Nivaldo, vice artilheiro do campeonato sergipano deste ano.

O time foi um dos primeiros a iniciar o trabalho para a temporada 2009 e conta com dois profissionais que cuidam da preparação física.

Confiança acerta com atacante

Quem Será ??? A Associação Desportiva Confiança fará a apresentação de um atacante conhecido do futebol sergipano na próxima sexta feira, 02 de janeiro. O nome do jogador ainda não foi divulgado.

Olímpico: O sofrimento continua

Após dar trabalho aos grandes clubes sergipanos, ser quase imbatível dentro dos seus domínios, revelar bom jogadores e estar próximo de uma vaga na Copa do Brasil de 2009, o Olímpico de Itabaianinha segue o martírio para disputar o campeonato estadual do próximo ano.

Sem verba e apoio popular, o dragão da zona sul continua respirando graças aos poucos abnegados que tentam manter a tradição do clube, a exemplo do seu patrono Silvio Romero e alguns empresários da região de Itabaianinha, que contribuem com uma verba que ainda é insuficiente para a manutenção de um clube que disputa um certame profissional.

Mesmo com as dificuldades, os dirigentes do clube alvi anil aguardam uma ajuda financeira do governo estadual e alguns patrocinadores para ratificar as contratações dos goleiros Maciel e Tales, o lateral direito Biro, Marcos Teles - zagueiro campeão pelo Sergipe e América de Própria, os meio campistas Capela e Rogério, além de outros atletas que irão compor o elenco comandado pelo treinador Nadélio Rocha.

Se conseguir formar um elenco a tempo, o Olímpico fará sua estréia no campeonato sergipano de 2009 no dia 18 de janeiro, no estádio Souzão, contra o América de Própria.

Sergipe confirma nova contratação

O Clube Sportivo Sergipe anunciou mais um reforço para a temporada 2009. Trata-se do goleiro Érico, 29 anos, ex- atleta do Treze-PB, Potiguar-RN, Remo, Castanhal-PA e campeão paraibano pelo Campinense em 2004.
O jogador deverá ser apresentado no dia 02 de janeiro, na oportunidade, o elenco colorado retorna aos trabalhos para a próxima temporada e outros reforços deverão ser anunciados.

O time colorado encerrou a temporada 2008 na manhã desta terça feira com um jogo treino entre o time de profissionais e juniores do clube quase centenário, a partida terminou 4 a 0 para o time comandado por Maurício Simões e serviu para que o papa títulos do nordeste pudesse realizar algumas observações na forma de jogar de seus comandados.

Juniores

A equipe viaja para a disputa da 40º Copa São Paulo de Juniores nesta quarta feira, 30, e faz sua estréia no dia 05 de janeiro, contra o Rio Branco /SP, em Americana, às 18h 30 com transmissão ao vivo da Sportv.

Um fato lamentável aconteceu com o meio campista Mateus. Ele foi comunicado sobre o falecimento da sua genitora,na manhã desta terça feira.

Confiança: Fim de um ano bastante positivo


Um jogo treino entre os jogadores profissionais e a equipe de juniores da Associação Desportiva Confiança, marcou o fim dos trabalhos de um ano em que o time proletário conseguiu ter um dos melhores desempenhos dentro dos seus 72 anos de existência.

Em três competições disputadas, a equipe de profissionais conseguiu vencer o campeonato sergipano, a copa governo do estado e ser finalista do campeonato brasileiro da série C, fruto de um trabalho focado e de investimentos bem aproveitados, o que proporcionou visibilidade na mídia nacional, interesses de jogadores e patrocinadores, avanço no ranking de clubes da CBF e principalmente, motivou seu torcedor e resgatou o interesse pelo futebol sergipano.

Para 2009, a equipe agora comandada por Luiz Carlos Cruz disputa além do estadual, copa governo do estado e brasileiro da série C, a Copa do Brasil, um torneio que pode render ao time sergipano frutos preciosos, e que o coloca contra adversários que nas duas primeiras fases, podem ser enfrentados frente a frente, mas, cautela, estudo e um plantel preparado deve ser o primeiro passo para que os obstáculos sejam superados.

Enquanto amistosos não são disputados e o campeonato sergipano não chega, a diretoria executiva do atual campeão sergipano puxa o freio de mão quanto a contratações e tenta resolver o caso do atacante Da Silva, que atrelado ao Confiança até 31 de dezembro não se apresentou e sem dar satisfação, deixa a entender que não vestirá a camisa azul.

O clube ainda tentou uma reconciliação na noite de ontem, mas, segundo informações, o processo não evoluiu e o desinteresse do atleta em continuar no Sabino Ribeiro parece prevalecer.

O time retorna aos trabalhos no próximo dia 02 de janeiro, cinco dias depois, enfrenta o Atlético de Alagoinhas em partida amistosa em Aracaju e no dia 10, sábado, faz a apresentação à imprensa e seus torcedores do novo uniforme do clube.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Ex- Itabaiana dá um olé em time pernambucano

No futebol tem espaço para tudo até para a famosa ‘mingué’. O técnico Marcos Magalhães foi despedido do Central, de Caruaru, de Pernambuco, nesta segunda-feira.

No último domingo, o treinador alegou que iria se ausentar para visitar o pai que estava muito doente no Rio de Janeiro. Mas na verdade, ele fez outra coisa, ou melhor, achou outro emprego. As informações são do girodosesportes.Marcos Magalhães foi oficializado como o novo secretário de esportes de Vila Velha no Espírito Santo.

Marcos Magalhães comandou o Itabaiana na Copa do Brasil e em alguns jogos do campeoanto estadual deste ano, mas, após acumular resultados inexpressivos nas duas competições, o "treinador driblador" foi substituído por Quintino Barbosa.

Série D é o sonho do São Cristovão

Na sexta-feira, 26, o técnico do São Cristovão, Natanael Ferreira, concedeu entrevista a uma emissora de rádio sergipana. Na ocasião, ele falou das pretensões da equipe para o Sergipão 2009. Vale lembrar que, este ano, a equipe terminou o octogonal final do estadual em terceiro, quase beliscando uma das duas vagas na Série C.

Natanael afirmou que a sua intenção, e da diretoria, é fechar o elenco até o final do ano com a contratação de jogadores mais experientes. “O grupo é jovem e estou na Bahia para tentar levar alguns jogadores mais experientes.

Alguns atletas estão apalavrados, mas a diretoria tem que dar o aval para que efetue a contratação”Para completar, o treinador disse que está entusiasmado em comandar a equipe no Campeonato Sergipano de 2009. Natanael admite que o objetivo no próximo ano é colocar o São Cristovão em lugar de destaque no cenário estadual. Comissão técnica e dirigentes sonham com a inédita Série D.

Por Rômulo Oliveira

Itabaiana ainda pensa em reforços


O tricolor mantém o trabalho intensivo para a temporada 2009, por isso, o elenco comandado pelo técnico Marcelo Sergipano participou de um treinamento físico durante a manhã desta segunda feira e a partir das 16 h realiza um trabalho com bola no estádio Presidente Médici.

O planejamento do tremendão da serra conta com um amistoso contra o Corinthians Alagoano, no dia 7 de janeiro, quarta feira, 15 h, no estádio Nelson Feijó, em Maceió.
O técnico Marcelo Sergipano solicitou outro amistoso para o dia 11, em Itabaiana, a partida poderá ser disputada contra o próprio alvinegro alagoano.

O Itabaiana estréia no campeonato sergipano jogando em casa, contra o Sergipe, no dia 18 de janeiro.

Reforços

Os diretores aguardam com ansiedade a chegada do atacante Luciano Ratinho programada para o próximo sábado, 4, enquanto isso, o presidente Amilton Gomes ainda tenta a contratação de um lateral direito, um volante e possivelmente um atacante.

Zé Paulo deverá retornar ao Confiança


O atacante Zé Paulo que fora descartado do plantel proletário após não se apresentar no dia marcado, esteve no estádio Sabino Ribeiro ontem pela manhã e deverá ser integrado ao grupo. O jogador atuou no clube sergipano em 2007 e neste ano, disputou a série C pelo Salgueiro Atlético Clube.

José Paulo dos Santos nasceu em Pernambuco em 16/05/1987, mede 1,76 cm e já atuaou no Sport, Confiança, Salgueiro.

Enquanto isso, o técnico Luis Carlos Cruz comandará o segundo treino coletivo da equipe de profissionais, desta vez contra os juniores do próprio Confiança, na manhã desta terça feira, no campo do Petroclube.


Da Silva

A diretoria do clube proletário ameaça acionar a justiça contra o atacante Da Silva. A justificativa é abono de emprego, já que o atacante tem contrato com o clube até o dia 31 de dezembro e não se apresentou no dia 15 de dezembro, data em que os jogadores voltaram aos trabalhos.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Resultado da Enquete - Temporada 2008


Chegou ao fim mais uma enquete promovida pelo Blogão Futebol SE, que perguntou aos leitores o que de melhor aconteceu em nosso futebol em 2008, assim como, o fato negativo desta temporada.

Agradecemos a todos que participaram e contribuíram para que os administradores do nosso futebol possam saber onde há oportunidades de melhoria, bem como, manter o trabalho que foi considerado como bom.

Segue resultados...


O que aconteceu de melhor no futebol sergipano em 2008?

1º) Ter um representante na final da série C ... 57,57% dos votos
2º) A presença de público nos estádios ... 30,30% dos votos
3º) Exposição na mídia nacional através da série C .. 9,1% dos votos
4º) As contratações dos clubes e Outros fatores ... Somaram 3,03% dos votos
6º) Um campeonato estadual empolgante e O incentivo financeiro do governo estadual....0%

O que marcará negativamente o futebol sergipano em 2008?

1º) O cai cai no estádio Pres. Médici ... 29,63%
2º) A decisão do estadual no tapetão ... 18,53%
3º) Os julgamentos no STJD, A falta de estrutura dos estádios e Evasão de renda .... Somaram 29,62%
6º) Ter um representante na série D ... 7,40%
7º) Continuar na série C e Ação dos cambistas ... 12,34%
9º) Outros .... 2,48%

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Nilson no futebol paraibano


O que seria realizado nesta sexta-feira (26), foi adiado para este sábado ou mesmo domingo. Trata-se do contrato do atacante Jivanilson Lima dos Santos (Nilson Sergipano), que já vinha sendo sondado pela diretoria do Nacional antes da apresentação do elenco e depois de uma grande negociação (pacotão) entre diretores e o jogador, Nilson deverá assinar a documentação de adesão ao clube patoense o mais rápido possível.

Nilson tem contrato firmado com o Marítimo de Portugal, sendo que recentemente foi emprestado ao futebol sergipano, em especial ao Sergipe/SE, onde atuou na Série C do Campeonato 2008 e agora fará parte da família nacionalina na mesma condição, ou seja, como jogador emprestado.

Segundo as informações do Gerente de Futebol do Canário do Sertão Edu Azevedo, o atleta, o atleta que reside em Aracaju/SE, deveria se encontrar nesta sexta-feira (26) com o presidente José Ivan em João Pessoa, onde faria uma bateria de exames, inclusive uma ressonância magnética em um dos seus joelhos antes da assinatura do contrato, mas devido ter ocorrido um pequeno problema com relação a sua viagem, ele deve desembarcar na capital paraibana neste sábado.

Fonte: Agora esportes

Jorginho no dragão?


Segundo o repórter Alexandre Guimarães, setorista da Associação Desportiva Confiança, existe a possibilidade do time proletário contratar o atacante Jorginho, ex- Sergipe e que vinha atuando no futebol paulista.

Na realidade, dois jogadores estão sendo contactados para ocupar a lacuna deixada por Zé Paulo. Um atacante que já trabalhou com o treinador Luiz Carlos Cruz e o destaque do Sergipe no campeonato sergipano de 2008.

Enquanto não é oficializado o nome do novo atacante, o elenco do clube campeão sergipano de 2008 realiza um trabalho físico na tarde desta sexta feira numa academia de Aracaju.

O treinador Luiz Carlos Cruz passou o natal com a família em Santa Catarina e desembarca em Aracaju nesta sexta feira.

Camisa 100+

Tentando captar recursos para investir no time de profissionais, o Clube Sportivo Sergipe lança às 15h desta sexta feira, 26, a camisa comemorativa ao centenário do time rubro. Na oportunidade, o torcedor poderá adquirir a camisa 100+ por R$ 500,00 e terá direito também, a 18 ingressos para o setor de cadeiras do estádio Lourival Batista.

Segundo a direção do clube, a aquisição desta camisa é uma espécie de venda casada, já que o valor contempla a aquisição de ingressos que irão garantir que o torcedor do clube possa acompanhar de perto o time colorado.

Durante o campeonato sergipano do ano que vem, o atacante Hugo Henrique vestirá a camisa com número 100.

Após a apresentação da camisa comemorativa, o gerente de futebol Roberto Arcieri, irá se reunir com outros dirigentes com o objetivo de discutir a possibilidade da aquisição de reforços.

Promessas da Aperipê

Atenta à importante função social do esporte, a Aperipê TV, a Federação Sergipana de Futebol (FSF) e os clubes que participam do Campeonato Sergipano de Futebol Profissional assinaram um acordo para que a emissora pública de Sergipe transmita ao vivo os jogos da competição.

Segundo o diretor de Serviços e projetos especiais da Fundação Aperipê, Aldanny Rezende, a decisão foi tomada a partir dos diálogos que Aperipê manteve com os clubes sergipanos de futebol. "Verificamos a possibilidade da emissora pública de televisão sergipana desempenhar um trabalho ainda maior, focado no incentivo ao esporte, valorizar a competição e estimular sua vertente de inclusão social”, afirmou Aldanny.

No contrato assinado, a proposta da Aperipê é transmitir ao vivo os jogos do Campeonato Sergipano de Futebol da primeira divisão, além de realizar uma ampla campanha de promoção que envolva a população sergipana no incentivo e apoio aos eventos esportivos e ao trabalho dos atletas.

“Visando democratizar a transmissão de eventos esportivos, a Aperipê TV pretende diminuir a distância entre os sergipanos e os clubes de futebol. Além da campanha de publicidade, outras ações que beneficiam o futebol e os clubes sergipanos estão incluídas no acordo. Para isso, a experiência da nossa equipe operacional assegura a qualidade técnica das nossas transmissões”, garantiu o diretor de Serviços da Aperipê.

O lançamento oficial do projeto de transmissão do Campeonato Sergipano de Futebol 2009 pela Aperipê TV está previsto para o início de janeiro, durante uma solenidade em que o Governo apresentará outros projetos de incentivo ao esporte. A transmissão do campeonato tem início no dia 18 de janeiro, com o jogo Sergipe X Itabaiana, no estádio Presidente Médici, em Itabaiana.

Fonte: A.S.N

Você acredita numa boa atuação do Sergipe na 40º Copa São Paulo de Futebol Júnior?

Nós não! Infelizmente o histórico das participações dos times sergipanos no maior campeonato da categoria é extremamente desanimador, fruto da inexistência do trabalho de base e da oportunidade de ganhar dinheiro trazendo jogador de empresários, por isso, viajar para a metrópole brasileira parece ser o fator motivador para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de deixar a capital sergipana.

O time rubro tem o melhor ou único trabalho de base do estado (apesar do Confiança está começando a estruturar esse departamento) e independente de apoio da Unimed, sempre revelou talentos e ganhou os títulos, mas, quando atua na Copa São Paulo não passa da primeira fase, isso mostra nossa fragilidade, ausência de intercâmbio com outros estados e uma condição física que dá dó!

Desta vez, o técnico Wglediston Guidon teve tempo para trabalhar o grupo, já que os treinos foram iniciados em setembro, mas, acreditamos que a preparação realizada não será suficiente para superar Rio Branco, Atlético-MG e Juventus. Os atletas ficaram treinando e disputando uma série de amistosos que não contribuíram em nada, já que muitos dos adversários não tinham capacidade técnica e nem física para torna-se um oponente interessante, e daí perguntamos... Por que não foram realizados amistosos com CRB, CSA, Bahia, Vitória, Sport? .. Estão todos pertinho de Sergipe.
Não venham dizer que não tinham dinheiro! Afinal de contas, a Unimed contribui financeiramente até janeiro ou fevereiro de 2009.

Os garotos precisavam sentir o clima do campeonato bem antes de janeiro... ter amistosos mais desafiadores, mas, continuaram habitando o estádio João Hora de Oliveira e fazendo o feijão com arroz de sempre. Em nosso entendimento, esses quatro meses de trabalho poderiam ser mais bem aproveitados.

Acreditamos que todos aqueles que comandam a categoria de base do Clube Sportivo Sergipe poderiam refletir sobre o assunto e fazer dele uma oportunidade para um futuro melhor, além disso, analisar quais foram as conquistas após a chegada da Unimed e principalmente verificar o que foi feito com os mais de 500 mil reais investidos.

Sinceramente, não observamos muitos avanços! Se o título de 2008 for o grande barato do negócio, lembro aos senhores, que sem a parceria com a empresa da área de saúde, o time colorado foi campeão várias vezes e de quebra, revelou atletas que chegaram a ser destaques do futebol nacional.
Não houve melhorias significativas na estrutura da categoria de base.. Alguém pode até dizer “Foram construídos campos de futebol” e aí.. construir campo é sinônimo de revelar ou lapidar craques??

Nesses anos de dinheiro investido da Unimed, o Clube Sportivo Sergipe perdeu uma grande oportunidade de melhorar a estrutura das categorias de base e realizar uma Copa São Paulo diferente de anos anteriores, mas, como sempre acontece em nosso futebol... continuamos filosofando no velho questionamento: Os dirigentes tem uma visão curta ou continuam sem querer enxergar?

Em tempo: Em mais um amistoso, o time de juniores do Sergipe venceram a equipe de juniores do Itabaiana por 5 a 1.

Torcida Trovão Azul tem novo presidente

Nesta semana, a torcida organizada Trovão Azul, do Confiança, fez uma reunião para debater sobre os projetos para 2009. Seguindo o mesmo padrão do clube, a torcida criou um planejamento, com o objetivo de alçar novos vôos.

Segundo o novo presidente da Trovão Azul, Jaino Santos, o importante na sua gestão vai ser a organização e a transparência. “ Será feita a elaboração de projetos sociais, como por exemplo, arrecadação de alimentos e roupas, além da doação de sangue. Além disso, vai haver um controle rigoroso da entrada de menores na torcida, com a autorização dos responsáveis”, explicou o presidente.

De acordo ainda com o gestor, a torcida vai trabalhar junto com o a equipe do Confiança. Sempre, iremos apoiar os jogadores. Dentro dos próximos dias, toda a Diretoria será divulgada e novos projetos estarão ao alcance da sociedade sergipana”, afirmou.

“Em 2008, já estremecemos o Batistão com a boa participação da equipe, no Brasileiro. Em 2009, vamos proporcionar muito mais espetáculo e levar muitas alegrias para os jogadores, Comissão Técnica e para os próprios torcedores do Dragão”, finalizou o novo presidente da Trovão Azul.

Fonte: jornal da cidade

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Últimas do futebol sergipano

O técnico campeão da copa governo do estado em 2008 pelo Confiança deverá ser anunciado como o novo comandante do Olímpico de Itabaianinha para o campeonato estadual do ano que vem.
Vencedor pelo dragão de Aracaju, o treinador Nadélio Rocha troca o time azul do bairro industrial pelo dragão da região sul de Sergipe e promete muito empenho par repetir as belas campanhas realizadas pelo time do patrono Silvio Romero nos últimos certames estaduais.
Ao tempo que anuncia a contratação do treinador, o Olímpico contrata o lateral Biro, ex- Pirambú, América, São Cristovão e Pirambú.


O árbitro Antônio Hora Filho deixa o quadro de árbitros da Federação Sergipana de Futebol e passa a integrar o quadro de árbitros pernambucano.

Com contrato de empréstimo com o Confiança até 31 de dezembro e ausente da reapresentação do elenco proletário, o atacante Da Silva deverá ser anunciado no dia 02 de janeiro como novo reforço do Clube Sportivo Sergipe para a temporada 2009.

Márcio Alemão e Wilson Surubim pegam gancho de 120 dias


Dois casos de doping no mesmo time foram apreciados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta segunda-feira, dia 22 de dezembro. Em sessão realizada pela Segunda Comissão Disciplinar, os jogadores Edwilson e Alemão, ambos tendo disputado a Série C do Campeonato Brasileiro de 2008 pelo Confiança, foram suspensos por 120 dias, por unanimidade.


Os dois, que estavam suspensos preventivamente desde o último dia 8, só poderão voltar a campo no dia 28 de março de 2009. Já o médico Agnaldo Clestino, denunciado em dois processos – um de cada jogador – foi absolvido, após decisão por maioria de votos. Os jogadores devem recorrer das penas ao Pleno do STJD, onde podem ter a suspensão reduzida à metade.


O clube afirmara antes do julgamento que segue os ditames formais para não ministrar substâncias proibidas. O médico do clube informou também que nunca tomou conhecimento que os atletas teriam ingerido alguma substância proibida, assim como disse nunca ter receitado tais substâncias. O jogador Alemão, durante seu depoimento pessoal, disse que foi o massagista que lhe deu um remédio para dor de cabeça durante o jogo, já que o médico do clube se encontrava suspenso.


A defesa ainda não decidiu se entrará com Recurso na tentativa de diminuir a pena. Mas nada que se faça diminuirá o sentimento de tristeza de Márcio Alemão. O jogador deixou o Tribunal sem comentar muito o resultado do julgamento e apenas lamentou o acontecido."Eu levei a culpa pelo que outra pessoa fez. Não ingeri droga alguma e vou pagar por isso. Lei é lei e tem que ser cumprida, mas eu não tirei vantagem de nada disso, pelo contrário, só me prejudiquei. Sou um pai de família e como vou fazer agora?", indagou o jogador.


Votos dos Auditores no caso do jogador Alemão:

- Dr. Otacílio Araújo - 120 dias de suspensão para o jogador; absolvido o médico Agnaldo Clestino.

- Dr. José Perez de Resende - 120 dias de suspensão para o jogador; 120 dias de suspensão para o médico Agnaldo Clestino, após desclassificar infração para o artigo 244 § 3º (Se comprovada a participação direta de membro da comissão técnica na dopagem será ele punido com as mesmas penas previstas no caput deste artigo) do CBJD.-

Dr. Francisco de Assis Pessanha Filho - 120 dias de suspensão para o jogador; 120 dias de suspensão para o médico Agnaldo Clestino, após desclassificar infração para o § 3º do artigo 244 do CBJD.

- Dr. Paulo Valed Perry - 120 dias de suspensão para o jogador; absolvido o médico Agnaldo Clestino.


Votos dos Auditores no caso do jogador Edwilson (Wilson Surubim):


Dr. Francisco de Assis Pessanha Filho - suspender por 120 dias o jogador; suspender por 120 dias o médico Agnaldo Clestino, após desclassificar infração para o § 3º do artigo 244 do CBJD.

Dr. José Perez de Resende - suspender por 120 dias o jogador; suspender por 120 dias o médico Agnaldo Clestino, após desclassificar infração para o § 3º do artigo 244 do CBJD.

Dr. Otacílio Araújo - suspender por 120 dias o jogador; absolver o médico Agnaldo Clestino.

Dr. Paulo Valed Perry - suspender por 120 dias o jogador; absolver o médico Agnaldo Clestino.


Entenda o caso:


Os jogadores foram denunciados em jogos distintos e por substâncias diferentes. Na partida em que o Confiança venceu o Brasil/RS por 2 a 0, pela segunda rodada do octogonal final do Brasileiro da Série C, no dia 8 de outubro, Edwilson fez o exame antidoping, onde foi detectada a presença da substância Prednisolona. Na sétima rodada do octogonal final, no dia 25 de outubro, o Confiança empatou por 2 a 2 com o Rio Branco/AC, e foi a vez do exame antidoping de Alemão apresentar a substância Isometepteno.


Antes mesmo do julgamento, os dois já tinham sido suspensos preventivamente por 30 dias pelo Presidente do STJD, Dr. Rubens Approbato. O médico Agnaldo Clestino foi denunciado por ser o responsável pelo Departamento Médico do clube.


Edwilson de Lima Florêncio e Márcio José Narciso, o Alemão, foram denunciados pela Procuradoria no artigo 244 (Ser flagrado, comprovadamente dopado, dentro ou fora da partida, prova ou equivalente) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), no qual a pena é de suspensão de 120 a 360 dias. Já o médico Agnaldo Clestino Feitosa Filho foi denunciado no artigo 249 (Ministrar ou prescrever ao atleta substância ou método proibido) do CBJD, que tem como penalização a exclusão do esporte.
Fonte: Justiça Desportiva

domingo, 21 de dezembro de 2008

Récem contratados treinam neste domingo

O zagueiro Alex Xavier e o meia Chiquinho, recém contratados pelo Clube Sportivo Sergipe, participam de um treinamento físico na manhã deste domingo, 21. O intuito é recuperar a forma física para está à disposição do treinador Maurício Simões para os treinamentos com bola.

O treinador que também estave presente ao estádio João Hora de Oliveira, afirmou que um goleiro que já está contratado e chega no dia 02 de janeiro, um meia e dois atacantes ainda serão integrados ao elenco colorado.

O atacante Ciel Baiano, primeiro contratado do Sergipe para a temporada 2009, ainda não se apresentou ao clube, por isso, a perspectiva é que o jogador seja dispensado tão logo apareça e converse com o presidente Antônio Soares da Mota.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Tudo sobre os times sergipanos

Confiança

O elenco proletário participou de trabalhos físicos no campo da Unit na manhã deste sábado, no segundo período do dia, os jogadores foram liberados e se reencontram na manhã deste domingo no estádio Sabino Ribeiro.

O nome do novo atacante ainda não foi confirmado.

A diretoria executiva do clube informa que no dia 10 de janeiro haverá a apresentação do novo uniforme da equipe para a temporada 2009, produzido pela empresa de material esportivo Kanxa. O local ainda não está definido.

Sergipe

O preparador físico Eduardo Jacó comandará na tarde deste sábado, um treinamento físico na praia de Atalaia.

O meio campista Chiquinho chega à Aracaju na neste sábado.

O gerente de futebol Roberto Arcieri contacta com vários jogadores na tentativa de contratar um goleiro, um zagueiro e atacante.

O atacante Ciel Baiano ainda não se apresentou.

Itabaiana

O presidente do tricolor da serra, Amilton Gomes, informou que a partida entre Itabaiana e Atlético-MG pela Copa do Brasil deverá ser disputado no estádio Lourival Batista.

Segundo o dirigente, analisando as necessidades de melhorias exigidas pela Confederação Brasileira de Futebol para o estádio Presidente Médici e o tempo hábil para execução de obras, a estrutura do estádio não atenderá as condições mínimas exigidas para uma competição nacional.
Um novo laudo deverá ser divulgado pela CBF no dia 16 de janeiro.

América

O zagueiro Wilamis, 31 anos, ex- jogador do Confiança, Sergipe, Remo e Vila Nova se integrou ao elenco na tarde da última sexta feira.

O presidente Joaquim Feitosa já confirmou que o tricolor da ribeirinha fará um amistoso contra a seleção de Japaratuba no próximo dia 28.

São Cristovão

A equipe revelação do sergipão 2008 garantiu a contratação do lateral esquerdo Catuba, ex- Sergipe, Riachuelo, Olímpico e do volante Dácio, que participou da campanha do Confiança no último campeonato brasileiro da série C.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Jailton no Vasco?!


A diretoria do Flamengo manifestou interesse em ajudar o Vasco a retornar à Série A do Brasileiro, cedendo jogadores que não estão nos planos do treinador Cuca. E o volante Jaílton está muito perto de se tornar o primeiro atleta do intercâmbio entre os clubes adversários.

O jogador passa férias em Sergipe e ainda não foi avisado sobre a troca de lar. Mas o empresário do atleta, Eduardo Uram, já concordou com a negociação.

Titular do meio-campo rubro-negro durante grande parte do ano, o volante de 26 anos foi alvo de constantes críticas de torcedores durante a temporada, e está fora dos planos de Cuca para 2009.


Fonte: Globo.com

Confiança confirma amistosos para janeiro


Os torcedores da Associação Desportiva Confiança terão a oportunidade de assistir o clube proletário atuando em partida amistosa contra o Atlético de Alagoinhas nos dias 7 e 11 de janeiro. A primeira partida será em Aracaju.

A equipe continua trabalhando a parte física sob o comando dos profissionais Júnior Cruz e Sêmio Wendell, enquanto isso, a diretoria acerta os últimos detalhes para oficializar a contratação de um novo atacante.

A resposta da SEEL

O diretor das Praças de Esportes (DIPE) da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, Edson Barros, confirmou que o Estádio Lourival Baptista não foi interditado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). "O que foi publicado pela CBF é que vários estádios brasileiros, neles incluídos o Batistão e o Presidente Médici, não apresentaram ainda os laudos de vistoria realizadas pela Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, uma exigência para que os estádios sejam liberados sem restrições para competições de caráter nacional", informou Edson Barros.

Sem nenhuma notificação de interdição confirmada até o momento, a arena continua à disposição para o início do Campeonato Sergipano de Futebol Profissional, a partir de 18 de janeiro, e para as partidas da Copa do Brasil.

O vice-presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Custódio Santana, informou que as vistorias já foram realizadas, restando apenas a liberação dos laudos para a SEEL. Uma dessas notificações já está em poder do Ministério Público. Uma vez entregue à Secretaria, o documento será encaminhado para a Federação Sergipana de Futebol para finalmente ser enviado à CBF.
"Os estádios serão liberados sem problemas, como vem acontecendo todos os anos. Esse não é um caso especifico do estado de Sergipe. Para se ter uma idéia, dos mais de 50 estádios onde haverá jogos da Copa do Brasil, apenas seis estão liberados pela CBF com os laudos atualizados", explicou Santana. As arenas liberadas até o momento são o Moisés Lucarelli, de Campinas, o Bezerrão e a Boca do Jacaré, em Brasília, o Frasqueirão, de Natal, o Juca Fortes, no Piauí e o estádio do Mixto, equipe do Mato Grosso.

Para o secretário Leó Filho, a situação será resolvida a tempo. "Aguardamos a liberação dos referidos laudos e aquilo que as entidades fiscalizadoras determinarem a SEEL fará. Com certeza, os estádios serão liberados dentro dos prazos estabelecidos pela CBF", informou.

Fonte: Atalaia on line

Confirmado !!! Chiquinho é do Sergipe


O meio campo Chiquinho é o novo reforço do Clube Sportivo Sergipe para a temporada 2009.

O jogador de 32 anos é natural de Recife-PE e possui vasta experiência devido às atuações em grandes clubes do futebol brasileiro, que inclui Sport, Vitória, Botafogo, Vasco da Gama, Fluminense, Paraná Clube, Abc-RN e Salgueiro-PE.

Chiquinho deverá desembarcar no aeroporto de Aracaju na tarde deste sábado, 20.
O meio campista já atuou pela seleção brasileira sob o comando técnico do tetra campeão Zagallo.
A equipe proletária deverá anunciar nos próximo dias, a contratação de um meia, um zagueiro, um goleiro e atacante.

Juninho Petrolina atuará no futebol baiano


O meio campista Juninho Petrolina, camisa 10 da Associação Desportiva Confiança na série C de 2008, deverá ser confirmado como o novo reforço do Atlético de Alagoinhas para o campeonato baiano de 2009.

O jogador de 33 anos, já atuou pelo Sport-PE, ABC-RN, Santa Cruz-PE, Atlético Mineiro, Vitória, além de clubes do futebol português.

Outro reforço do carcará é o meia Márcio Carioca, 30 anos, que também já vestiu a camisa proletária.

São Domingos: A pedra no caminho dos grandes

Em entrevista concedida ao repórter Otacílio Leite, da rádio liberdade, Elenilson Silva, técnico do São Domingos, afirmou que o coelho do agreste vem a duas semanas trabalhando o condicionamento físico de seus atletas sob o comando dos professores Ayslan e Elaine. Conforme seu planejamento, os trabalhos com bola começarão no próximo dia 22.

O comandante técnico acredita que o São Domingos fará um belo campeonato, principalmente pelos reforços adquiridos para a temporada 2009, entre eles: o atacante Nivaldo, o lateral Jaedson e os ex-tricolores Diego, Everton, Romário.

Elenilson ressaltou a teórica superioridade dos times da capital, devido ao investimento na contratação de reforços, mas, salientou que o São Domingos conseguiu ótimos resultados frente ao Sergipe e Confiança no campeonato estadual deste ano.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Zé Paulo fora dos planos do dragão

Confiança

Segundo Anderson Machado, assessor de imprensa do Confiança, o atacante Zé Paulo não fará parte do plantel proletário em 2009. O jogador ainda não desembarcou em Aracaju e será substituído por um atacante que deve ser anunciado até sábado, 20.

O meio campista Alisson e o zagueiro Valdson, já estão integrados ao elenco e treinam no estádio Sabino Ribeiro.

O planejamento do técnico Luiz Carlos Cruz prevê jogos amistosos para equipe do Confiança nos dias 07 e 11 de janeiro. Por enquanto, os adversários não foram confirmados.

Sergipe

O atacante Ciel Baiano ainda é esperado por diretores e comissão técnica do clube hexa campeão do estado.

Hoje à tarde, o preparador físico Eduardo Jacó e o técnico Maurício Simões comandaram um trabalho físico – técnico, ou seja, uma mescla de condicionamento físico e trabalho com bola. O zagueiro Alex Xavier participou dos trabalhos.

Nesta sexta-feira, o elenco treina em dois períodos.


Olímpico de Itabaianinha

A presença do dragão da zona sul no campeonato sergipano de 2009 está praticamente confirmada.

Após a resolução do problema das telas de proteção no estádio Souzão, o patrono do Olímpico Silvio Romero, corre contra o tempo no intuito de contratar o elenco e comissão técnica do terceiro colocado da copa governador do estado 2008.

Uma parceria entre Olímpico de Itabaianinha e Boca Junior de Cristinapólis poderá garantir a formação do elenco.

Ex - Itabaiana é contratado pelo Treze


O futebol paraibano vem contratando diversos jogadores que atuaram no campeonato sergipano de 2008.

O Treze acertou a contratação do meio campista Tony, que atuou no Itabaiana através da indicação do técnico Quintino Barbosa, atual comandante do galo paraibano.

O Campinense confirmou a contratação do volante Edson Sá, ex- Sergipe.

O Nacional anunciou o meia Neto Baiano, ex-Sergipe, Fluminense de Feira e Asa de Arapiraca.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

CBF doou R$ 345 mil a 12 candidatos

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) doou R$ 345 mil para 12 candidatos nas eleições municipais, a maioria de cidades nanicas e pobres do interior.

Municípios pequenos, que variam de 8.700 a 32,7 mil habitantes, como Cocos, no oeste baiano, Comercinho, no Vale do Jequitinhonha mineiro, e São José do Belmonte, no sertão pernambucano tiveram nas eleições municipais de outubro passado candidatos a prefeito que receberam doações, em dinheiro, da CBF.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a confederação tirou R$ 345 mil de seus cofres para financiar políticos no pleito municipal. O que surpreende é o tamanho político dos candidatos, e de suas cidades, agraciados com as verbas da CBF.

A entidade que cuida do futebol nacional financiou candidatos em 11 cidades. Com exceção de Teresina e Uberlândia - onde só apoiou quem tentou uma vaga como vereador, nenhuma tem mais de 77 mil habitantes.

Foram, por exemplo, R$ 10 mil repassados a Charles Ferraz, candidato do PT à Prefeitura de Itinga, cidade mineira com 14,6 mil moradores. A insignificância política dos beneficiados pela CBF é tamanha que a entidade foi, na maioria dos casos, a principal financiadora desses candidatos.

O candidato recordista em verbas recebidas pela CBF é o peemedebista Arthur Henrique Gonçalves. Na sua candidatura à reeleição em Piraí, no Estado do Rio, ele recebeu R$ 100 mil da confederação.

Piraí é a cidade onde Ricardo Teixeira tem uma fazenda, na qual costuma passar férias.

Fonte: novojornal.net

Cadê Zé Paulo?

Após dois dias de exames médicos e laboratoriais, os jogadores Dragão começaram a trabalhar a parte física. Os trabalhos foram realizados, na manhã desta quarta-feira,17, no estádio Sabino Ribeiro. É o início dos preparativos para o Campeonato Sergipano de Futebol, Copa do Brasil, Copa Governador do Estado e Campeonato Brasileiro da Série C. A estréia do campeão estadual em 2008 no Sergipão, é contra o São Domingos às 16 horas, 18 de janeiro, no Batistão.

Segundo o preparador físico do Confiança, Junior Cruz, o primeiro trabalho físico serviu para readaptar organicamente os atletas. “Foi um trabalho de uma hora e dez de duração. Nesta quinta-feira, 18, daremos seqüência às atividades”, disse Cruz, ressaltando a presença do professor e doutor em Fisiologia do Exercício, Sêmio Wendell.
“O professor Sêmio Wendell é muito experiente e competente. Já na sexta-feira, iremos fazer a avaliação física do grupo. No mês de janeiro, Wendell vai dar suporte na preparação física da Seleção Paraguaia”, explicou Cruz.

Pela tarde, o treinador Luis Carlos Cruz iniciou os treinos com bola. O objetivo foi trabalhar a parte técnica dos atletas. Além de Alisson que se apresenta amanhã, 18, o atacante Zé Paulo ainda não treinou com o grupo. Segundo Luis Carlos Cruz, foram dados os primeiros passos para a estréia do Campeonato Estadual. “Começamos a trabalhar com a finalidade de readaptar os nossos atletas com bola”, explicou o treinador, ressaltando que a primeira impressão foi das melhores possíveis.

Ainda de acordo com Cruz, outro fator primordial é o horário dos treinos. “No Campeonato Sergipano, vamos jogar às 15 e 16 horas, respectivamente, e, por isso, estamos adaptando o grupo”, disse o treinador. Com relação ao atacante Zé Paulo, o atleta não se apresentou ao time do bairro Industrial. “Só vamos aguardar ao jogador até amanhã, 18. Caso contrário, a Diretoria vai buscar outro nome”, fustigou o treinador Luis Carlos Cruz.

Por Anderson Machado - Assessor de imprensa do Confiança

Ex- Sergipe poderá reforçar time da série B


Segundo o site paraibano só esportes, o meio campista Edson Sá, jogador do Sergipe no campeonato brasileiro da série C deste ano, poderá ser anunciado como um dos sete reforços adquiridos para a disputa campeonato brasileiro da série B em 2009.

Além do ex-jogador colorado, a raposa de Campina Grande deverá anunciar o atacante Elvis, ex- Salgueiro, zagueiro Márcio ex- Asa, Peri, Gustavo e Ciro que deixam o Águia Marabá, além de Zé Marco do Rio Branco-AC.

A apresentação da equipe estava marcada para as 15h desta quarta feira.

Giro de notícias

Confiança

O atacante Cristiano Alagoano e o zagueiro Leonardo se apresentaram a comissão técnica da Associação Desportiva Confiança na manhã desta quarta feira, 17, na oportunidade, o artilheiro do dragão no campeonato brasileiro da série C demonstrou estar bastante motivado e ansioso para começar os trabalhos físicos e com bola. Durante à tarde, o atacante Zé Paulo está sendo aguardado.

O elenco que até o momento conta com 24 jogadores, pode ganhar o reforço de um cabeça de área, esse jogador poderá será anunciado até sexta feira.
O lateral esquerdo Serginho ainda se recupera da cirurgia no joelho.

Sergipe

Após confirmar o acerto com o zagueiro Alex Xavier, o time colorado poderá anunciar mais uma contratação nesta quinta feira.

Olímpico

Após receber ajuda do governo estadual no tocante a compra das telas de proteção que serão afixadas no estádio Tenisson Souza, o Souzão, o patrono do dragão da zona sul Silvio Romero, mantém contatos com alguns empresários, com o objetivo de adquirir recursos para contratar a comissão técnica e jogadores para a disputa do campeonato estadual.

Enquanto isso, Zanata, técnico do Atlético de Alagoinhas na série C deste ano e os jogadores Marcos Teles (zagueiro), Lengo (lateral direito) e o atacante Neto (ex- Corinthians-AL) constam na lista de profissionais que interessam ao Olímpico.

Itabaiana

Amilton Gomes, presidente da Associação Olímpica de Itabaiana está preocupado com a data de inicio das reformas no estádio Presidente Médici. Segundo informações, a Secretaria de Estado e Esporte e Lazer irá autorizar a execução dos reparos na maior praça daquele município, a partir de janeiro, mês que começa o campeonato sergipano.

Enquanto isso, Leó Filho, comandante da SEEL afirmou que o estádio estará apto para realização da partida entre Itabaiana x Sergipe pela primeira rodada do campeoanto sergipano.

Reunião

A reunião entre Leó Filho (SEEL), Carivaldo Souza (F.S.F) e Silvio Romero (Olímpico de Itabaianinha) foi antecipada para esta quinta feira, 18.
Pauta: Compra e colocação das telas de proteção no estádio Souzão

Sergipe contrata Alex Xavier

O clube Sportivo Sergipe acertou a contratação do zagueiro Alex Xavier, 31 anos (16/12/1977), que atuou por vários clubes do futebol brasileiro como: Cruzeiro (2001), Santa Cruz e Portuguesa (2002), Criciúma (2003), Grêmio (1999, 2000 e 2004), Brasil de Pelotas (2006), Rangers (China – 2007) e XV de Novembro – RS (2008). O jogador de 1,87 m é gaúcho de Santa Maria e pesa 83 Kg.

Em 2008, Alex Xavier foi contratado pelo Palmas para a disputa do campeonato tocantinense, mas, acabou sendo dispensado em maio. A direção do clube justificou o ato pelo excesso de cartões amarelos e vermelhos que o atleta adquiria durante os jogos.

Ao deixar o clube do Tocantins, o zagueiro se transferiu peara o Central de Caruaru para a disputa do campeonato brasileiro da série C.

O novo reforço do time colorado desembarca no aeroporto de Aracaju na madrugada desta quinta feira.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Sergipe contrata zagueiro

O Clube Sportivo Sergipe terá novidades na tarde desta quarta feira, 17, dia em que o elenco comandado por Maurício Simões ganhará o reforço de um zagueiro, cujo curriculum consta passagens por times das séries A e B do futebol brasileiro, além da experiência internacional com a disputa da Libertadores da América.

Por enquanto, o nome do atleta que desembarca no início da tarde no aeroporto de Aracaju é mantido em sigilo, mesmo assim, especulam que o reforço poderá ser o ex-Vascaino, Alex Pinho, de 36 anos.

Governo do estado ajudará o Olímpico


Em mais uma demonstração de apoio ao futebol sergipano, o governo do estado de Sergipe através do desportista e governador Marcelo Déda, ordenou ao Secretário de Esporte e Lazer Leó Filho, que as obras para colocação da tela de proteção no estádio Tenisson Souza, o Souzão, em Itabaianinha seja iniciada.

O presidente da Federação Sergipana de Futebol Carivaldo Souza, intermediou o assunto em nome do patrono do Olímpico, Silvio Romero, que há muito tempo se queixa da falta de recurso para adequar a praça esportiva ao termo imposto pelo Ministério Público daquele município.

Na próxima sexta feira, 19, Carivaldo, Leó Filho e Silvio Romero irão se reunir às 10 h da manhã para oficializar o “presente de natal” ofertado pelo poder público e acertar os detalhes da operação para colocação das telas.

Após esse comunicado, Silvio Romero busca a confirmação de alguns parceiros para “a toque de caixa” montar o elenco que fará a estréia no campeonato estadual contra o América, no estádio Souzão.

Alisson renova contrato com o Confiança



O Confiança ainda procura um meia direita e um cabeça de área para compor o elenco que começa a disputa do campeonato estadual a partir da segunda quinzena de janeiro. A afirmativa foi do técnico Luiz Carlos Cruz, que aguarda o término dos exames médicos no qual os jogadores estão sendo submetidos, para acompanhar o irmão e preparador físico Junior Cruz na preparação física do dragão, além de comandar os primeiros trabalhos com bola.


Enquanto isso, a diretoria executiva do Confiança acertou a renovação com o meia Alisson, em contrapartida, aguarda a definição do atacante Da Silva, cujo contrato de empréstimo com o time sergipano se encerra ao final de 2008.


Dentro de campo, a programação do grupo está definida:


Sequência : Dia - Manhã - Tarde


Quarta, 17/12: Exames Físicos - Técnico


Quinta, 18/12: Técnico - Descanso


Sexta, 19/12: Avaliação Física (c/ fisiologista Sênio Wendell) - Descanso


Sábado 20/12: Avaliação Física - UNIT - Descanso


Domingo 21/12: Avaliação Física - Descanso

Um picolé de graviola para quem acertar!


Esta aberta à temporada de caça ao atacante bilheteria que vestirá a camisa da Associação Desportiva Confiança na temporada 2009.

Sem medo de errar, esse é o assunto mais comentado entre os torcedores sergipanos, que a partir das pistas dada pela imprensa, tentam acertar o nome do jogador faro de gol que iria atuar em Sergipe através de uma parceria entre o campeão sergipano e a iniciativa privada.

Os nomes de Sorato, Valdir Papel e Viola lideram os palpites, mas até o momento nenhum nome foi confirmado pela diretoria alvi anil.

Enquanto a dúvida é discutida em Sergipe, o Resende –RJ acerta com o atacante Viola ex-Corinthians, Vasco , Palmeiras...


"Após o Volta Redonda ter anunciado a contratação do zagueiro Júnior Baiano na segunda, foi a vez do Resende, nesta terça-feira, acertar com outro jogador importante: trata-se do veterano Viola, de 39 anos. O atacante, campeão mundial com a seleção brasileira em 1994, nos Estados Unidos, será apresentado oficialmente na próxima sexta.

Experiente atacante será o presente para o centenário do clube, segundo presidente
"É o ano do nosso centenário. A chegada do Viola é um presente para a torcida. Agora, a expectativa é de fazer uma grande campanha no Estadual. Vamos brigar de igual para igual com os outros times", disse o empolgado presidente do Resende, Ricardo Tuffick, em entrevista ao site FutRio.


Para viabilizar a contratação de Viola, a diretoria do Resende precisou negociar uma parceria com a empresa de logística Golden Gates, que pagará os salários do atacante. Além disso, o Gigante do Vale está próximo de fechar com a Unimed.


Integrante do Grupo A do Campeonato Estadual, o Resende estréia na competição contra o Madureira, dia 25. Americano, Cabofriense, Duque de Caxias, Fluminense, Tigres do Brasil e Vasco completam a chave. Já Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Friburguense, Macaé, Mesquista e Volta Redonda fazem parte do Grupo B.

Ex- Pirambú deve ser anunciado no América

A diretoria do América de Própria realiza na noite desta terça feira, 16, a apresentação oficial da equipe que disputará o campeonato sergipano de 2009. O evento acontecerá num clube da cidade e estão convidados torcedores, patrocinadores e ícones da sociedade daquele município.

O presidente do América Joaquim Feitosa e o técnico Ribeiro Neto poderão anunciar neste encontro, a contratação do atacante Marcel ex-Pirambú.
O atleta encontra-se na cidade de Própria e nesta manhã, marcou presença no estádio Durval Feitosa.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Sergipe também se apresenta


O estádio João Hora de Oliveira foi palco para apresentação do Clube Sportivo Sergipe, na oportunidade, direção técnica e jogadores que até o momento formam o elenco colorado, tiveram contato com a torcida e ouviram do presidente do conselho deliberativo, Ary Resende, conselheiro Silvio Santos, o vice presidente Ramon Barbosa e o técnico Maurício Simões, quais são os objetivos para o clube na temporada 2009.

Como não podia deixar de ser, o atacante Hugo Henrique foi à grande presença do evento, prova disso, foi o carinho demonstrado pelos torcedores ao artilheiro do campeonato sergipano de 2008, que prometeu empenho para mais uma vez honrar a camisa colorada.

O técnico Maurício Simões voltou a afirmar que está bastante motivado e ansioso para começar os trabalhos, por isso, os atletas já estão a disposição do preparador físico Eduardo Jacó.

Os jogadores presentes : Jamisson, Eduardo, Diego Patriota, Max, Rudson, Edson, Wallace, Rafael, Daniel, Fabinho, Pedrinho, Diego Renato, Osvaldo, Vinicius, Uemerson , Uingrid, Iuri e Mateus.

Os meios campistas Ciel Baiano e Gama chegam amanhã.

O volante Chicão, pivô da eliminação do clube da série C 2008 será reintegrado ao grupo de jogadores e já trabalha nesta terça feira. O profissional vinha trabalhando como auxiliar técnico da equipe de juniores do próprio Sergipe.

Segundo o gerente de futebol Roberto Arcieri, alguns jogadores deverão ser anunciados até a próxima quarta feira.

Apresentação do Confiança


Na tarde desta segunda, 15, o time que irá representar o Confiança durante o ano de 2009 foi apresentado à torcida e imprensa pelo treinador recém-contratado, Luis Carlos Cruz. Primeiro, o técnico apresentou a comissão técnica e falou sobre as conquistas deste ano, apontando os defeitos e qualidades do time. “2008 foi um ano bom, temos que parabenizar o trabalho de vocês, pois não ganhamos uma vaga na série B, mas ganhamos na série C e isso é muito importante. Sei que podemos fazer melhor e acreditamos num trabalho humano. Precisamos ir mais além, com uma conduta excelente dentro e fora do campo, com atitude de quem quer chegar lá”, explicou.

Depois, os jogadores se apresentaram um a um e receberam a tabela, regulamento e Código de Ética.

As torcidas ‘Jovem’ e ‘Trovão Azul’ estiveram presentes para conferir os novos jogadores e receberam o apoio do técnico, que enfatizou a importância da força dada ao time neste ano de 2008. “Foram as torcidas que trouxeram a esperança de volta ao campo”, disse.

O time treina até o dia 23 de dezembro à tarde e folga nos dias 24, 25 e 26 pela manhã. Volta a treinar no dia 26 à tarde, até o dia 30, folgando nos dias 31 e 1º. O retorno está marcado para o dia 2.

Nesta quarta-feira, 17, os jogadores farão exames pela manhã e pela tarde, inclusive o cardiorespiratório. “Depois, os primeiros testes físicos serão realizados, claro, respeitando a condição física de cada um, num período de adaptação, já que cada um estava em um ritmo diferente. Na sexta, 19, sábado, 20 e domingo, 21, um fisiologista irá fazer uma avaliação com os jogadores. Todo o nosso cronograma está montado e será seguido à risca”, enfatizou Cruz.

O encontro serviu para ratificar o anúncio do zagueiro Robson Baiano, meia Éder e dos atacantes Téo e Zé Paulo, que atuou pelo clube em 2007 e no campeoanto brasileiro de ste ano, vestiu a camisa do Salgueiro Atlético Clube.

Devido a problemas familiares, o zagueiro Valdson não esteve no Sabino Ribeiro.

O atacante Cristiano Alagoano deve desembarcar em Aracaju nesta terça feira.

Foto: emsergipe

Copa do Brasil: Adversário não agradou ao Itabaiana


O presidente do Itabaiana, Amilton Gomes, se diz surpreso com a indicação do Clube Atlético Mineiro como adversário do tricolor da serra na Copa do Brasil de 2009. Para ele, a solicitação realizada à Federação Sergipana de Futebol, para que um time de médio porte fosse apontado para o confronto na primeira fase, não foi atendido, mas, agora não há como chorar o leite derramado.

Sobre os problemas estruturais no estádio Presidente Médice, o presidente do tremendão da serra diz que não é de hoje que vem solicitando a atenção do órgão responsável pelas praças esportivas do estado, já que infiltrações, ferros expostos e necessidades de reparo são situações que há décadas passam despercebidas pelos administradores.

Enquanto aguarda uma solução para o caso, o time tricolor já treina com o objetivo de realizar alguns amistosos preparatórios para o campeonato sergipano, por isso, há contatos com a direção do Corinthians de Alagoas para que as partidas aconteçam nos dias 4 e 11 de janeiro.

Até a próxima quarta feira, alguns jogadores devem ser anunciados.

domingo, 14 de dezembro de 2008

O desafio de 2014


Acostumado às glórias dos gramados, o futebol brasileiro ainda comemora uma grande vitória fora das quatro linhas. Há pouco mais de um ano, mais exatamente no dia 30 de outubro de 2007, a Fifa anunciou a vitória da candidatura do país a sede da Copa do Mundo de 2014. Era a chance que o Brasil esperava para mostrar que, como anfitrião de um Mundial, pode ter o mesmo sucesso alcançado como participante.

O objetivo é claro: conquistar mais um título, o primeiro em casa, esquecendo a traumática derrota sofrida para o Uruguai na Copa de 1950. No entanto, o aval dado por Joseph Blatter em Zurique foi apenas o sinal verde para uma corrida que ainda está no começo. No primeiro dos pouco menos de sete anos que separam o anúncio do pontapé inicial da Copa de 2014, o Brasil pouco viu de tudo que foi prometido para o torneio.

A infra-estrutura e a logística que as prováveis 32 seleções participantes irão encontrar em solo brasileiro até agora é uma incógnita. Além de estádios confortáveis para jogadores, torcedores e jornalistas, o Brasil precisa oferecer ainda meios de transporte que funcionem, hospitais modernos, lojas, restaurantes e tudo para tornar a passagem dos turistas - nacionais ou estrangeiros - a mais confortável possível por aqui. Afinal, mais do que seu futebol, o Brasil estará apresentando um cartão de visitas para os investimentos internacionais.

“O Brasil está crescendo, e precisa mostrar isso. Como? Com uma Copa do Mundo”, afirmou Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo, em evento na capital paulista no início de outubro. De fato, o crescimento econômico brasileiro é uma das bases na qual se sustenta a campanha brasileira, que promete utilizar apenas investimentos privados para a reforma dos estádios, reservando o dinheiro público para os acertos em transportes e hospitais. “O sistema financeiro do Brasil está sólido, diferente de outros países”, argumentou o empresário Paulo Skaf, presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Estádios

O ponto mais visível deste investimento, porém, ficará por conta dos estádios do Brasil. Ao todo, 18 cidades se ofereceram como sedes da Copa de 2014 - todas elas prometendo uma profunda reforma urbana e a disponibilidade de modernas arenas. No entanto, passado o primeiro dos quase sete anos de prazo que o Brasil tem para arrumar a casa, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, Cuiabá, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Recife, Maceió, Fortaleza, Natal, Salvador, Rio Branco, Belém e Manaus parecem não terem superado a comemoração pelo sim da Fifa para a Copa brasileira.

Ainda não há um acordo a respeito do número de cidades-sede para a competição - o comitê organizador quer 12, enquanto a Fifa pede apenas 10. O anúncio deve ser feito até janeiro do próximo ano. No entanto, pouco do que se espera de um anfitrião de Mundial é visto até aqui - o que não preocupa Ricardo Teixeira, presidente da CBF.

“Neste tempo, as cidades terão que ter os estádios. Isso não nos surpreende. Nenhum país tinha os estádios prontos a sete anos da Copa, nem mesmo a Alemanha”, assegura o dirigente, que quer tudo pronto já para 2013, quando o Brasil sedia a Copa das Confederações. É esperar para ver.

CBF

O presidente da CBF pede ainda trabalho duro para as cidades nos próximos meses e anos. “Quanto mais projetos consistentes, melhor. Promessas sem lastro técnico de viabilidade podem fazer bonito para a platéia, mas não para os jurados”, afirmou Ricardo Teixeira, admitindo que não haverá interferências dos chamados "espertalhões" na escolha das cidades. “O Comitê Organizador da Copa não indica, não prefere, não sugere, não apóia, não condiciona, não sinaliza, não recomenda, nem credencia quem quer que seja. Isso vale para empresas de consultoria de qualquer tipo, prestadores de serviço em geral, empresas de construção, de marketing, enfim, seja qual for o fornecedor ou o interesse”, garante o dirigente.

“Sempre existe o risco de aventureiros aparecerem por aí dizendo - ao pé do ouvido, nas sombras - que contratando essa empresa ou aquele profissional as coisas "ficam mais fáceis", "azeitadas". Ou tem aquele truque de dizer que se essa ou aquela empresa de construção for apontada para fazer um estádio, por exemplo, aí então a cidade será escolhida. Ou que fulano fala em nome de sicrano. Enfim, o arsenal da malandragem é conhecido. Por isso mesmo, é preciso estar alerta”.

Nordeste aposta em três vagas

O Nordeste aposta na conquista de três vagas para hospedar a Copa de 2014. No entanto, cinco cidades se ofereceram como sedes de jogos da competição: Recife, Maceió, Fortaleza, Natal e Salvador. Tradicionalmente, as apostas mais fortes seriam favoráveis a pernambucanos,
cearenses e baianos. No entanto, a perspectiva para tais vitórias ainda é bastante nebulosa.

Salvador é o caso mais emblemático da confusão. Em 1999, antes mesmo que se falasse de Copa do Mundo no Brasil, o Vitória já planejava a construção de um novo e moderno estádio. Para isso, contava com o apoio da Prefeitura, do Governo do estado e de uma empresa norte-americana de arquitetura, especializada em arenas multiuso de entretenimento esportivo. A idéia era construir o novo estádio no local do Barradão, mas os investidores e conselheiros recomendaram que a arena fosse levantada na Avenida Paralela - considerada um local mais valorizado e de melhor acesso na capital baiana.

Tudo ia muito bem. No entanto, as obras - que foram orçadas em US$ 50 milhões e seriam iniciadas no segundo semestre de 2002 - jamais começaram. Os 30 mil lugares protegidos da chuva, com 4 mil vagas de estacionamento, ficaram apenas na imaginação dos rubro-negros. Então, as esperanças de um novo estádio baiano foram depositadas na Arena Bahia, prometida exatamente para a Copa de 2014, com capacidade de 44 mil lugares e custo previsto de R$ 360 milhões.

O belo projeto, porém, teve curta duração. Em 30 de setembro de 2008, o estado da Bahia apresentou o projeto da Nova Fonte Nova, substituindo o antigo estádio do Bahia - interditado após o desabamento de parte das arquibancadas no final da Série C de 2007. Fechado desde dezembro, o local está abandonado, mas seria reformado: passaria a ter 55 mil lugares (contra 66 mil da Fonte Nova original), podendo ganhar outros 5 mil lugares móveis onde hoje se situa a Ferradura do estádio. Segundo a Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), as obras estarão concluídas já em janeiro de 2012, tornando a cidade de Salvador apta a sediar a Copa das Confederações.

Otimismo

Ainda que com tantas mudanças, a Sudesb demonstra otimismo com a candidatura soteropolitana. “Nosso diferencial diante das cidades concorrentes é um conjunto de fatores bastante positivos, que passam desde a nossa hospitalidade até a expertise em realizarmos grandes eventos, como o carnaval. Mas um fator é decisivo em tudo isso: o amor profundo que o baiano tem pelo futebol”, garante o ex-jogador Bobô, diretor-geral da entidade. “A nova Fonte Nova vai ser pequena para o tamanho da paixão dos baianos pelo futebol”, completa.

Para que a novela do estádio baiano caminhe, os capítulos de 2009 serão fundamentais. Até o final do mês, o Governo do estado pretende já ter assinado o Termo de Compromisso para as reformas estruturais. Depois disso, até o dia 15 de janeiro, o projeto promete ser apresentado. Mais tarde, até 31 de julho de 2009, a licitação das obras civis será iniciada.

Sem a Fonte Nova original, o governador Jaques Wagner aposta na reforma do Estádio de Pituaçu para sediar jogos. Idealizado no começo do ano, após a interdição do outro campo, o plano das reformas envolveria a ampliação da praça até o final deste ano, instalando 34 mil lugares no local ao preço de R$ 22 milhões. Por enquanto, o Bahia segue jogando na Jóia da Princesa, em Feira de Santana.

Castelão

Enquanto isso, outras capitais nordestinas se mexem para viabilizar suas candidaturas. Em Fortaleza, por exemplo, o Castelão deve dar seqüência às mudanças que vêm sendo feitas desde 2000, quando também foi interditado. Motivo: risco de desabamento das arquibancadas. Em dois anos, graças aos R$ 15 milhões investidos pelo Governo do Ceará, o local ganhou cobertura para 69 mil assentos, tornando o Plácido Castelo uma das praças esportivas mais modernas do Nordeste.

A estrutura do estádio está próxima das exigências da Fifa, mas o gramado do Castelão causou problemas até na Série B do Campeonato Brasileiro. Na partida entre Fortaleza e Paraná, realizada em 17 de maio e válida pela segunda rodada da divisão de acesso do Campeonato Brasileiro, o campo apresentou reflexos de problemas na escolha da grama e no posicionamento dos tubos de drenagem presentes no Castelão desde 2002. A recuperação, que sumiu com as manchas de terra no gramado, só foi feita graças a uma reforma de urgência feita a toque de caixa pela Secretaria de Esportes do estado.

Ainda assim, a capital cearense promete se beneficiar bastante com a candidatura. No projeto da cidade, os arredores do Castelão ganharão um moderno centro de imprensa e um grande estacionamento. Além disso, Fortaleza já adianta o metrô, com conclusão prevista para 2010, e a ampliação do aeroporto.

As outras candidatas nordestinas têm planos ainda mais arrojados, envolvendo a construção de novos estádios. Em Recife, 45 mil torcedores poderão acompanhar os jogos na Arena Recife-Olinda. Em Natal, o Machadão e o Frasqueirão irão conviver com o novíssimo Estrela dos Reis Magos, com capacidade para 65 mil pessoas. Já em Maceió, os arredores do aeroporto ganharão a moderna Arena Zagallo, com 45 mil lugares. Nenhum dos estádios, é claro, saiu do papel, o que não deve acontecer antes de 2010 caso as cidades sejam eleitas.

Situação de outras regiões

Sudeste

A região Sudeste deve concentrar boa parte das atenções da Copa do Mundo. Ainda que nenhuma cidade tenha sido confirmada no torneio, já é sabida a intenção de realizar a abertura da Copa em solo paulistano, enquanto os cariocas seriam os anfitriões da final. O Mineirão ainda corre por fora para hospedar o primeiro jogo da competição, mas a movimentação em São Paulo parece um passo à frente da que é vista em Belo Horizonte. O próprio relatório do grupo de inspeção da Fifa já prevê o pontapé inicial em São Paulo - possivelmente no Morumbi.

O Mineirão, por sua vez, não sofre concorrência em Minas Gerais, e depende apenas de suas próprias forças para assegurar presença na Copa. Por isso, o Governo do estado e a Prefeitura de Belo Horizonte já começaram a arquitetar o novo Mineirão - sem que isso, porém, já apresente reflexos fora dos trâmites burocráticos.

Já no Rio de Janeiro, as coisas parecem caminhar um pouco melhor. Graças à infra-estrutura deixada pelos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, a cidade se permite esperar um pouco mais para voltar às obras. Segundo a Secretaria de Esportes e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, o reinício das reformas deve acontecer apenas após a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, quando a Fifa entregará novas exigências às cidades que forem escolhidas pelo próprio comitê organizador como sedes.

Sul

Em 1950, quando o Brasil sediou sua primeira Copa do Mundo, a região Sul contou com duas cidades como anfitriãs do torneio: Curitiba e Porto Alegre. Por isso, a expectativa de gaúchos e paranaenses é a de serem mantidos entre os hospedeiros do Mundial de 2014, embora Florianópolis não esteja descartada e entre com força na briga por um lugar.

A candidatura que mais chama a atenção, por enquanto, é a dos porto-alegrenses. A cidade conta com dois estádios com capacidade de receber jogos da Copa, embora o comitê organizador da competição tenha apontado o Beira-Rio como o palco escolhido para as partidas.

Enquanto isso, em Curitiba, a moderna Arena da Baixada já está alguns passos à frente dos demais estádios do Brasil para a Copa do Mundo. O estádio do Atlético-PR é apontado de forma quase unânime como palco paranaense para o torneio, ainda que dependa de algumas obras para se adaptar às regras da Fifa. A capacidade atual, para pouco mais de 25 mil torcedores, será ampliada para os exigidos 40 mil assentos com o fechamento da arquibancada.

Norte

A briga no Norte do Brasil por um lugar na Copa do Mundo promete ser uma das mais acirradas. Das 10 ou 12 cidades-sede, apenas uma estará na região mais setentrional do país, que tem três candidaturas oficiais: Manaus, Belém e Rio Branco. No entanto, por enquanto, as três ainda são incógnitas para o Mundial.

Em Belém, a exemplo do que acontece em diversas outras cidades do país, as obras começaram apenas nos bastidores. "A duplicação da Transmangueirão já foi licitada, e a cidade irá receber algumas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), além de outras obras", explicou Lucia Penedo, responsável por organizar as ações do Governo do estado do Pará para a Copa de 2014, o GTCopa, admitindo preocupação também com as áreas de saneamento básico.

Centro-oeste

Na história das Copas do Mundo, apenas uma vez o país-sede deixou de mandar jogos para sua capital. Foi em 1958, quando a Suécia colocou Estocolmo de lado para hospedar suas partidas em outras 12 cidades. O precedente é inimaginável hoje, e não deve se repetir em 2014, quando o Brasil for o anfitrião do Mundial. Brasília, que sequer havia sido construída na Copa de 1950, é a favorita a uma das vagas do Centro-oeste a palco da competição. O que ainda não garante, porém, que os brasilienses terão sorte diferente da que teve Estocolmo em 1958.

No Serra Dourada, a iniciativa privada, que seria a principal financiadora da Copa, já está de olho nas obras do Serra Dourada, uma vez que o Jardim Goiás - o bairro no qual se localiza o estádio - deve sofrer uma importante valorização de seu metro quadrado nos próximos anos, o que incentivaria o investimento na região. O Serra, por sua vez, é administrado por um fundo independente de investimentos, já que foi desvinculado do Governo do estado em 2006.

Fonte: Gazetapress