domingo, 30 de março de 2008
CBF poderá adotar a série D em 2009
"O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) confirmou nesta sexta-feira que em 2009 a Série C do Brasileirão vai adotar a mesma fórmula da Série B Nacional. A partir do ano que vem, a Terceira Divisão vai ser disputada por apenas 20 equipes, sem classificação conforme os campeonatos regionais, como informa o ClicRBS. Também em 2009 será criada a Série D do Campeonato Brasileiro. Segundo Noveletto, a Quarta Divisão vai assumir o modelo que hoje é adotado pela terceira divisão: 64 times, classificados de acordo com os Estaduais.
Vai funcionar da seguinte maneira: a Série B terá 20 equipes, subindo quatro para a A e caindo quatro para a C; a Série C também vai ter 20 equipes, subindo quatro para a B e caindo quatro para a D. E a Série D será regionalizada, com 64 equipes, e aberta aos clubes indicados pelas federações estaduais.
A Série C 2009 será composta pelos quatro rebaixados da Série B e pelos 16 melhores classificados da própria Série C deste ano, fora os quatro que sobem para a Segundona.
- Está confirmado sim, vai ser uma valorização da Série C. A nova fórmula começa em 2009 - afirma Noveletto.
Porém, o diretor-técnico Virgílio Elísio diz que decisão sobre o tema deve sair em duas semanas.
Procurado pela reportagem, o diretor-técnico da Confederação Brasileira de futebol, Virgílio Elísio, disse que a CBF está estudando se haverá mesmo a Série D a partir de 2009 ou não.
- Para a CBF, este é um assunto ainda sem decisão, ainda não concluímos. Mas posso dizer que em duas semanas poderemos ter novidades a respeito - diz o dirigente, por telefone.
Virgílio Elísio explicou que criar uma Série D pode fazer com que duas divisões não sejam rentáveis. Seria difícil encontrar patrocinadores que possam fazer com que o campeonato não seja deficitário.
- O mercado não demonstra interesse (na Série C), nós percebemos isso nos últimos anos. Por isso estamos estudando mudanças para que o campeonato se torne mais palatável.
Com a criação da Série D, a Terceirona seria disputada nos mesmo moldes da Série B, tendo apenas 20 clubes. Já a nova Quarta Divisão teria um regulamento como o que vem sendo usado pela Série C: início regionalizado e depois afunilando com os melhores".
Fonte: Site do jornal Gazeta do Povo - RS
Saindo ou não, é importante que os representantes sergipanos terminem a competição entre os 16 melhores (no mínimo), já que no última série C (2007) o Confiança terminou em 19º lugar e o América em 57º dentre os 64 participantes.
Se o critério citado acima for estabelecido, nossos tiems disputariam a série D.
Segue colocação dos times sergipanos nas últimas edições da série C
2007 - Confiança: 19º lugar ; América: 57º lugar
2006 - Confiança: 30º lugar ; Pirambú: 37º lugar
2005 - Sergipe: 18º lugar ; Itabaiana: 27ºlugar
2004 - Confiança: 12º lugar ; Sergipe: 24º lugar
Fonte: Site Bola na rede