A presença do Esporte Clube Bahia na cidade de Aracaju é tema de vários comentários no meio esportivo, são questões positivas e negativas que deixam em alerta os torcedores do tricolor e aqueles que direta ou indiretamente poderão ter benefícios com o evento.
O blogão alerta que seria interessante ter a série B em nossa terra, mas, é necessário avaliar o que essas partidas trarão de positivo para nós.
Ressaltamos alguns pontos para que você possa formar sua opinião
FATOS POSITIVOS
• Fomentar economia;
• Colocar em evidência o nome do estado;
• Viver o clima da série B (televisão, publicidade).
• Oportunidade de acompanhar times que raramente vem ao estado.
FATOS NEGATIVOS
• Redução do público nos jogos dos times de Sergipe (público iria assistir aos jogos do Bahia);
• Fortalece a cultura de torcer pelos times de outros estados;
• Prejudicar gramado do Batistão (excesso de jogos e treinamentos);
• Depreciar estrutura do nosso futebol através de comparações com os outros times (as realidades são diferentes);
• Poderá atrapalhar o foco dos times sergipanos que disputarão à série C;
• Fortalece a marca dos times “de fora” através da compra de material esportivo ou algo do gênero.
Diante desse quadro, observamos que para o futebol sergipano especificamente, não teremos vantagens, muito pelo contrário, com o histórico do comportamento de nosso público, haveria uma cobrança exagerada sobre o porquê não temos o mesmo nível dos times série B e poderia colocar em check, toda a evolução que conquistamos nesse campeonato (se o campeonato continuar bom).
Lembramos que o nosso futebol sergipano não crescerá em curto prazo, sobretudo, pela necessidade de conscientização do nosso torcedor, por diversas oportunidades de melhoria na administração dos clubes e federação, pelo fortalecimento de nossas marcas (clubes) e pelo retorno da credibilidade perante os investidores que por ventura venham apostar no nosso futebol.
Temos muito “dever de casa” para ser estudado e realizado, não podemos nos preocupar com aqueles que certamente não estão preocupados conosco, as parcerias das federações do nordeste só acontecem quando na questão há interesse de Baianos, Pernambucanos e Cearenses, cadê que ninguém quer disputar Nordestão, Serba, seja lá o que for, estão todos na série A ou B, somente Sergipe e Paraíba encontram-se na série C e se não abrirmos o olho, a Paraíba logo chegará ao grupo deles.
Então, não vamos nos preocupar se a economia poderá melhorar, já que os hotéis e bares da orla (ou você acha que os Baianos irão freqüentar/utilizar bares e serviços do Bugio, Santos Dumont ou Marcos Freire) é que terão vantagem na situação, não patrocinam nosso futebol.
Vamos “à contra cultura”, devemos pedir a nota fiscal para que possamos trocar pelo ‘Esporte para todos”, é dessa forma que a arrecadação estadual e o esporte sergipano ganharão.
Obs: Participem através de opinião, não existe verdade absoluta. O debate está aberto.